nsc
    nsc

    Revista

    Eleições municipais vão definir líderes políticos

    Compartilhe

    Por Moacir Pereira
    04/01/2020 - 06h00
    Eleições
    (Foto: Cristiano Estrela / Diário Catarinense / Arquivo)

    As eleições deste ano em Santa Catarina representarão mais do que a oportunidade aos milhões de eleitores para escolha dos novos prefeitos e renovação das 295 Câmaras Municipais. Elas cumprirão papel politico muito mais relevante na história do Estado. Em primeiro lugar, haverá um processo inovador com a proibição de coligações nas candidaturas proporcionais. Este novo critério vai deixar muitas legendas de aluguel e partidos radicais sem qualquer expressão popular fora da disputa.

    Apesar disso, a nova lei eleitoral mudou pouco. Deveria ter vetado também alianças nas eleições majoritárias, eliminando do processo político-eleitoral cambalachos, acordos espúrios e as conhecidas negociatas entre donos de partidos. Se a eleição tem dois turnos nos municípios com mais de 200 mil habitantes e se esta é a regra para a eleição dos governadores e presidentes, o ideal seria proibição total de coligações, saneando o processo.

    Será, também, a primeira eleição com uso massivo das redes sociais. Experiência inédita depois do surpreendente resultado da eleição presidencial de 2018. A conferir como reagirá o eleitor, mais próximo dos candidatos e dos partidos, diante das “fake news”.

    Em Santa Catarina, salvo exceções como em 2018, o resultado das eleições municipais tende a influenciar na eleição seguinte para o governo do Estado.

    Neste 2020, o pleito exercerá outra função, identificando para o Estado quais as lideranças mais respeitadas, valorizadas e vitoriosas.

    Empreendimentos

    Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (sem partido), está comemorando novas atrações turísticas na praia mais badalada de Santa Catarina. Depois da abertura do Aquário, com grande afluência de turistas, prevê para agosto a inauguração da Roda Gigante, já em construção.

    Impressiona como um espaço físico tão restrito consegue instalar tantos empreendimentos turísticos como Balneário Camboriú. O alargamento da Praia Central deve acontecer também já no primeiro semestre de 2020.

    Praia Mole

    O deputado federal Aécio Neves (PSDB) celebrou o Natal com a família na Lagoa da Conceição, onde está residindo a esposa. Sentiu fortes dores no dia 31 de dezembro, pediu indicações médicas ao amigo Paulo Bauer (PSDB).

    O ex-senador indicou o cirurgião Jeferson Diel, que recomendou uma tomografia no Hospital Baía Sul. Diagnosticada inflamação no apêndice, fez cirurgia, bem sucedida. O político mineiro virou o ano internado no hospital. Teve alta no dia 1º de janeiro e comemorou o novo ano com a família. Ele tem vindo com frequência a Florianópolis.

    Partidarizou

    Ao convidar os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Casildo Maldaner, ambos do MDB, para os atos oficiais de reabertura da ponte Hercílio Luz, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) partidarizou um evento suprapartidário.

    O ex-governador Raimundo Colombo, do PSD, principal responsável pela conclusão da reforma, garantiu em três notas oficiais que não foi convidado. A polêmica trouxe outra revelação: Colombo desafiou Moisés a abrir os novos anexos dos Hospitais Tereza Ramos, Marieta Konder Bornhausen e de Chapecó, concluídos na gestão dele.

    Transporte marítimo

    O trapiche de Canasvieiras continua atraindo todo verão milhares de turistas nacionais e estrangeiros. É o maior sucesso de público da temporada.

    O serviço de escunas conta este ano com 16 embarcações, que transportam de 130 a 200 passageiros por viagem com ingresso a R$ 80. O sucesso das escunas é a maior prova da necessidade de marinas e transporte marítimo na Ilha de SC.

    Jaraguá em destaque

    O maior festival-escola da América Latina e o maior evento musical durante o verão no Sul do Brasil está confirmado para o período de 19 de janeiro a 1º de fevereiro.  

    Será em Jaraguá do Sul e na 15ª edição. A programação é rica e variada, incluindo escola de música erudita, MPB, ópera, canto lírico, regência musical, envolvendo 46 professores de vários gêneros. Serão 14 dias de espetáculos com mais de 26 países, expectativa de 50 mil pessoas e mais de 200 apresentações.

    Joinville

    O ex-senador Paulo Bauer (PSDB) passa as férias na Praia Brava, onde tem recebido dezenas de telefonemas e apelos para que examine a possibilidade de concorrer à prefeitura de Joinville nas eleições de outubro.

    Bauer tem dito que estuda os cenários e que até fim de janeiro terá uma decisão. Optando pela disputa, deixará a Secretaria de Articulação Política do Palácio do Planalto.

    CURTAS

    > Lideranças políticas de Lages estão disparando críticas contra o governo do Estado, que transferiu moderníssimo tomógrafo do Hospital Tereza Ramos para o Hospital Regional de São José.

    > O senador Álvaro Dias, presidente do Podemos, passou vários dias em Florianópolis durante as festas de fim de ano.

    > Ex-deputado Jorge Gonçalves da Silva comemorou 90 anos com familiares, anunciando para março o lançamento de livro biográfico que está sendo escrito por Dorvalino Furtado.

    Mais praias

    Canas
    (Foto: )

    A execução do projeto de alargamento da praia de Canasvieiras, em mais de dois terços do total, vem causando impacto positivo na gestão do prefeito Gean Loureiro (DEM).

    O espaço para os banhistas, que encurtava a cada ano pelo avanço da maré, ficou muito mais amplo. E está sendo ocupado imediatamente após os serviços de transferência da areia. A prefeitura mantém o término da obra para a primeira quinzena de janeiro.

    Projeto igual na Beira-Mar Norte causará impacto ainda maior.

    Leia também

    Trânsito caótico é o principal desafio de Gean Loureiro

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas