Doze anos depois de aterrissar em Blumenau como executivo indicado para liderar a operação local da T-Systems, o alemão Markus Blumenschein agora encara o desafio do próprio negócio.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Há pouco mais de um ano ele abriu, em conjunto com um sócio que fica na Alemanha, a EB-ISCO, uma empresa que atua com serviços, desenvolvimento e consultoria na área de tecnologia da informação que já soma 25 funcionários – a meta é chegar a 300 até o fim do ano que vem. 

Agora, Blumenschein se vê diante do mesmo dilema que se deparou quando chegou ao Brasil em 2010: a falta de profissionais da área com domínio do idioma alemão para atender clientes da Europa.

Para tentar suprir essa carência, a EB-ISCO está com inscrições abertas para a segunda edição do Deutsch Bootcamp, um programa para capacitar profissionais de TI na língua alemã. 

Continua depois da publicidade

Serão disponibilizadas 200 vagas até o final de 2023, com turmas a partir do nível básico. Os candidatos, de todo o Brasil, podem se inscrever em https://lnkd.in/eqpb4JrK até o dia 25 deste mês.

350

É o número de lançamentos que a Oxford preparou para 2022. Entre as novidades estão novos produtos da marca Strauss, comprada da antiga cristaleria blumenauense, que fechou em 2016. 

A empresa, que além de cristais também fabrica artigos de porcelana para a casa e cozinha, faturou R$ 606 milhões em 2021. Para este ano, a meta é aumentar as vendas em 23%.

Digital

Cartórios de notas de Santa Catarina registraram um aumento de 44,5% nas escrituras de compra e venda de imóveis em um período de 12 meses, entre junho de 2020 e maio de 2021. O período considera o início de funcionamento da plataforma e-Notariado, lançada em meio ao auge das restrições de deslocamentos provocadas pela pandemia de coronavírus. É mais um setor em que a digitalização de processos foi acelerada pela crise sanitária.

Continua depois da publicidade

Lixo zero

A Unifique, de Timbó, recebeu o Certificado Lixo Zero, que atesta a qualidade do serviço de tratamento de resíduos em seu centro de distribuição (CD) em Timbó. A empresa foi a primeira do ramo de telecomunicações do Brasil a receber a distinção.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Nova praça terá primeiro bar de cervejaria argentina em Blumenau

Fim dos cobradores e ar-condicionado nos ônibus de Blumenau estão no radar da Seterb​

Furb acha comprador e encaminha venda de terreno gigante em Gaspar

Blumenau recebe aval para primeiras obras beneficiadas por pacote bilionário de SC

Restaurantes de Indaial se unem para criar festival gastronômico

Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil​​​​​

Dono da Villa Germania em Indaial compra a maior produtora de codornas do Brasil​​​​​

Empresa de Blumenau é vendida por R$ 85 milhões a multinacional bilionária do Canadá​​​​​​

Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022​