A prefeitura de Blumenau está preparando um programa temporário para flexibilizar o pagamento do ITBI, imposto cobrado na transmissão de posse de imóveis. A ideia é permitir que o tributo possa ser parcelado em até 10 vezes. Os primeiros detalhes da proposta constam em um projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
Um dos argumentos do município para facilitar o pagamento do tributo é o combate aos chamados “contratos de gaveta” – acordos informais entre vendedor e comprador, sem a oficialização do negócio em cartório. A formalização proporciona segurança jurídica principalmente para quem adquire um imóvel.
Por outro lado, a Secretaria da Fazenda também vislumbra na flexibilidade a oportunidade de arrecadar um imposto que muitas vezes não é recolhido aos cofres públicos.
“A regularização de imóveis impulsiona novas transações, reformas e investimentos, movimentando a economia de maneira virtuosa”, cita um trecho da mensagem aos vereadores que acompanha o projeto de lei.
O programa não vai conceder descontos sobre a alíquota ou sobre a base de cálculo do imposto – não caracterizando renúncia fiscal. A estrutura dele, defende a prefeitura, foi desenhada para viabilizar a recuperação de créditos tributários que, na prática, não foram declarados e que, de outra forma, não seriam arrecadados.
Continua depois da publicidade
As adesões ao programa poderão ser feitas a partir do momento em que a lei entrar em vigor – o texto ainda será votado pelos vereadores – e seguirão até 27 de fevereiro do próximo ano, quando a medida deve ser encerrada.
Leia também
Arena esportiva de R$ 9 milhões prepara inauguração em Blumenau
Ivan Naatz mira eleições de 2026 após derrota na corrida para desembargador
Sucessão na reitoria já movimenta bastidores da Furb
Novo prédio em badalada praia de SC propõe união inédita entre arranha-céu e hotelaria

