A prefeitura de Blumenau está em busca de uma nova empresa para serviços de manutenção e limpeza de rios, ruas, praças, parques e espaços públicos, em um contrato anual que pode chegar a R$ 35 milhões – valor máximo a ser pago pelo município. A licitação foi publicada nesta segunda-feira (15) e as propostas dos interessados serão conhecidas no dia 28.

Continua depois da publicidade

Nos documentos que acompanham o edital, o município alega que os serviços, hoje, estão divididos em vários contratos, o que tem se mostrado operacionalmente ineficiente. A falta de manutenção em algumas áreas tem rendido críticas à gestão do prefeito Egidio Ferrari (PL).

“Em atividades simples, como a substituição de uma grelha, há a necessidade de acionar diferentes empresas e contratos, o que gera descompassos na execução. É comum, por exemplo, que equipamentos estejam disponíveis aguardando a chegada da mão de obra, ou o contrário, o que ocasiona perda de produtividade e elevação dos custos operacionais”, cita um trecho do termo de referência.

A prefeitura diz ainda que essas empresas contratadas têm sedes operacionais em lugares diferentes, o que impacta diretamente na logística diária. A manutenção de contratos distintos também torna, segundo o município, o controle mais complexo. A ideia é que a centralização de fornecimento de material, mão de obra, máquinas e equipamentos em um único contrato reduza custos indiretos, aprimore mecanismos de fiscalização e melhore o serviço na ponta, acrescenta.

O edital foi dividido em lotes, cada um com preços mínimos. O valor global de R$ 35 milhões pode ser menor, dependendo da concorrência e das propostas apresentadas. O contrato terá validade inicial de um ano, mas pode ser prorrogado para até 10.

Continua depois da publicidade

Leia também

Barão avalia abrir escola em cidade vizinha de Blumenau

Gigante do papel de SC faz mudanças no alto escalão

Contrato de concessão do esgoto em Blumenau já nasceu no vermelho, diz diretor da Agir

Tradicional mostra de design em SC tem apê de luxo à venda pela primeira vez