Depois da Macuca, outra atração do Centro de Blumenau será temporariamente fechada ao público – e assim como no caso da locomotiva, também por um bom motivo. A Praça Dr. Blumenau está sendo cercada para as obras de revitalização. Operários começaram a instalar os tapumes nesta segunda-feira (23) para depois iniciar a limpeza.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O espaço será restaurado pela Benkendorff Kaffee, vencedora da licitação que concedeu a gestão do local para a iniciativa privada por um prazo de 10 anos. Além da revitalização, a praça vai ganhar um quiosque gastronômico, cercado por um deck de madeira com mesas, um playground para crianças e um espaço para animais de estimação.

Um ato simbólico previsto para o dia 2 de setembro, data do aniversário de Blumenau, deve marcar a assinatura da ordem de serviço para a largada dos trabalhos. À coluna, o empresário Jonathan Benkendorff estima que serão necessários de dois e meio a três meses de obras. Com isso, a previsão é de que a praça seja devolvida ao público, já com nova cara, em novembro.

O contrato de concessão também prevê que a empresa reforme o palco, o mosaico e o banheiro público que existe na praça, que será ampliado inicialmente em um segundo momento. O projeto também prevê a instalação de um monumento com placas de bronze e os nomes dos distritos que faziam parte do antigo território da cidade.

Continua depois da publicidade

Os investimentos feitos serão abatidos de um aluguel mensal de R$ 3,5 mil, valor proposto pela empresa na concorrência. A se confirmar a previsão de novembro, a nova praça Dr. Blumenau será entregue antes do prazo máximo para o início da operação, previsto em edital para 31 de dezembro.

Projeto da nova Praça Dr. Blumenau, na Rua XV de Novembro
Projeto da nova Praça Dr. Blumenau, na Rua XV de Novembro (Foto: Divulgação)

Leia também:

Furb vai vender terreno em Gaspar para pagar dívidas e reformar campus em Blumenau

Casarão histórico na Alameda em Blumenau vai abrigar escritório e bistrô

Blumenau vai tornar vacinação contra a Covid-19 obrigatória para servidores

Blumenau avalia terceirizar operação da Área Azul​​

Obra da Margem Esquerda em Blumenau foi prometida e não cumprida pelo governo de SC​​

Altona prepara investimento milionário em novas máquinas e equipamentos​​​​

Blumenau vai dar descontos para quem atrasou pagamento de impostos na pandemia​​​​

​​​​​​Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Destaques do NSC Total