A Unimed Blumenau vai criar uma nova empresa, dedicada principalmente ao desenvolvimento de tecnologias para a área da saúde. Cooperados aprovaram nesta terça-feira (21) a constituição da UB Participações, que ficará sob o guarda-chuva da cooperativa. A assembleia que deliberou a formatação do novo negócio teve 350 votantes. Destes, 277 foram favoráveis e 69 contrários. Houve quatro abstenções.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A UB Participações vai “interagir com o mercado e a sociedade”, diz Vítor Hellmann, diretor-executivo da Unimed Blumenau. Ela será uma subsidiária da cooperativa que poderá formar parcerias com outras empresas – já há conversas iniciais, revelou o executivo à coluna. O objetivo, segundo ele, é encontrar alternativas para diminuir custos e gerar novas fontes de receita para o negócio.
A criação da UB é parte de uma reestruturação administrativa que inclui outro movimento operacional relevante. A Unimed Blumenau também vai terceirizar a venda de planos de saúde, algo inédito entre as Unimeds do país. A decisão já foi anunciada aos funcionários e ao mercado. Com isso, a diretoria da cooperativa pretende manter o foco na operação dos planos, e não na comercialização deles.
Esse processo comercial será comandado pela blumenauense HIL Saúde, braço da HIL Seguros, especializada em seguros corporativos. A corretora tem mais de R$ 6,5 bilhões em patrimônio segurado.
Continua depois da publicidade
Nas últimas semanas, a diretoria executiva da cooperativa trabalhou nos bastidores para explicar as propostas e as mudanças aos cooperados. Hoje a Unimed Blumenau é comandada pelo médico Edson Pedro da Silva, o Pingo, ex-presidente do Metropolitano, que assumiu o posto em março. A nova gestão também tem planos para reativar as obras do hospital do bairro Vila Nova, interrompidas desde 2016. Por ora, no entanto, os estudos do empreendimento estão sendo refeitos.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Cardápio da Oktoberfest Blumenau 2022 terá rollmops e outras novidades; confira
Prédio com mais de 100 apartamentos será construído ao lado de colégio de Blumenau
Empresa de SP desiste de tentar comprar a Teka, de Blumenau
Conselho veta construção de heliponto na Rua XV de Novembro em Blumenau
Dez anos após comprar a catarinense Salfer, Ricardo Eletro tem falência decretada