O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau rejeitou uma proposta de construção de um heliponto na Rua XV de Novembro, no Centro. O projeto previa a implantação da estrutura na cobertura de um imóvel de dois andares que fica na esquina com a Rua Floriano Peixoto. Trata-se de um prédio do estilo Art Deco do início da década de 1940. Ali funcionou, no passado, a Mútua Catarinense de Seguros Gerais.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O projeto foi apresentado em nome da Turismo Sibara, uma agência de turismo com sede em Itajaí, e analisado em reunião do Cope na última semana. O colegiado é acionado sempre que há projetos que podem impactar edificações consideradas de interesse cultural, caso do imóvel em questão e de outros nos arredores.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, a ideia acabou vetada por uma série de fatores. Pesaram contra a proposta o patrimônio histórico dos arredores e o grande fluxo de pedestres e veículos da Rua XV, o que faria da movimentação de helicópteros uma operação arriscada naquela região. Sem falar no barulho.
A própria Coordenação do Patrimônio Cultural Edificado já havia, em parecer técnico prévio, considerado a proposta de intervenção inadequada. Apesar de rejeitar o heliponto, o Cope se mostrou favorável à ideia de revitalizar o imóvel, que previa também uma área de coworking para empresas.
Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Dez anos após comprar a catarinense Salfer, Ricardo Eletro tem falência decretada
UFSC busca área para ampliar campus de Blumenau
Reforma em imóvel no Centro de Blumenau prevê laje com estacionamento e restaurante
Döhler, de Joinville, vira exemplo positivo em proposta de compra da Teka, de Blumenau
Dona da Dudalina quer trocar parte de dívida bilionária por ações
Empresas que projetam novo shopping em Blumenau intensificam buscas por investidores