A nova demissão em massa da Philips ainda tem impacto incerto na unidade catarinense, mantida em Blumenau. A multinacional holandesa divulgou nesta segunda-feira (30) que vai desligar mais 6 mil pessoas em todo o mundo até 2025, sendo 3 mil já em 2023. O corte se soma a outros 4 mil postos a serem fechados, conforme anunciado em novembro passado, totalizando um enxugamento de 10 mil funcionários.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Questionada pela coluna sobre os efeitos da decisão no centro de desenvolvimento de tecnologias para a área da saúde instalado na cidade catarinense, onde trabalham cerca de mil pessoas, a Philips informou que ainda está analisando as implicações para os vários países em que opera e que não poderia fornecer mais detalhes no momento. Em nota, a companhia classificou a redução como “difícil, mas necessária”.
“O modelo operacional simplificado tornará a Philips mais ágil e competitiva, permitindo que a empresa entregue inovações mais impactantes para clientes, pacientes e consumidores, guiada por um número claro, mas reduzido de KPIs (indicadores de desempenho). Igualmente importante, a organização mais enxuta e focada da Philips terá uma estrutura de custos significativamente reduzida”, acrescentou a companhia.
O corte na carne ocorre no rastro de resultados financeiros ruins da multinacional. No terceiro trimestre de 2022, a Philips reportou um prejuízo de 1,3 bilhão de euros. Desde então, tem adotado uma série de medidas de reestruturação para “capitalizar o potencial” do negócio e enfrentar “uma série de desafios operacionais significativos”, conforme comunicado divulgado ao mercado. A reformulação também inclui troca de nomes em cargos de diretoria.
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, a Philips, que já foi mais famosa por produtos eletrônicos, vem reformulando o portfólio e se voltando a tecnologias para a saúde.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Altenburg freia sucessão na presidência e estuda rede de franquias
Marca de chocolates terá loja na Praça das Rosas em Blumenau
Negócio entre restaurantes de Blumenau tem novo complexo gastronômico como pano de fundo
Cidade no Alto Vale lança concessão para transporte coletivo urbano