A catarinense Unifique está ampliando o portfólio de produtos. Já consolidada entre as maiores empresas de telecomunicações do Brasil, com pacotes de internet banda larga e planos de telefonia móvel, a empresa agora deposita as fichas em outro mercado em alta: o de energias renováveis. A companhia lançou oficialmente nesta quarta-feira (15) um novo braço de negócios, batizado de Unifique Energia.

Continua depois da publicidade

A expansão é fruto da aquisição, em agosto, da empresa R4, uma vizinha de Timbó que já atuava no ramo. A Unifique comprou uma fatia majoritária de 70% do negócio, que não teve o valor divulgado. A R4 opera fazendas de geração de energia (formadas por conjuntos de placas fotovoltaicas) e, desde 2017, já ajudou seus clientes a economizarem R$ 33 milhões na conta de luz.

Para a Unifique, a entrada neste segmento representa uma oportunidade de diversificar negócios pegando um “atalho”. Em coletiva de imprensa nesta quarta, o diretor de Mercado Jair Francisco lembrou que a empresa já está dentro de casas e empresas com produtos e serviços de internet e telefonia móvel. Esse contato mais próximo, balizado pelos índices de aprovação, fez com que a companhia se perguntasse que tipo de dor dos clientes poderia ajudar a resolver.

Na prática, a Unifique, agora, pode adicionar ao combo de venda dos serviços de telecomunicações e internet um pacote de soluções de energia, como painéis fotovoltaicos de geração, eletropostos para abastecimento de carros elétricos, armazenamento de energia em baterias e oferta de créditos de energia, que ajudam a abater o valor da fatura dispensando a necessidade de investimentos altos em equipamentos.

De início, a nova marca deve ajudar a própria Unifique a se tornar uma empresa autossuficiente no futuro, gerando toda a energia que consome, diz o presidente Fabiano Busnardo. Para a companhia, isso deve representar uma redução de despesas fixas que podem impactar positivamente no custo das soluções oferecidas ao mercado.

Continua depois da publicidade

— Se nós temos essa necessidade (de reduzir custos com energia), seguramente a maioria imensa dos nossos clientes tem também — aposta o executivo.

Os sócios da R4 permanecerão à frente da operação, mas agora vinculados à Unifique, que planeja aumentar os investimentos em novas usinas solares. Uma das vantagens para a empresa adquirida é passar a fazer parte de uma rede comercial mais robusta e diversificada, o que abre caminho para acelerar o ritmo de crescimento.

— Num piscar de olhos vamos triplicar o faturamento da empresa — projeta Busnardo, sem abrir os números.

Quais as maiores empresas de SC

Fonte: Anuário Valor 1000. Crédito das imagens: Divulgação e Arquivo NSC Total

Continua depois da publicidade

Leia também

Venda de produtos oficiais da Oktoberfest Blumenau deve dobrar em 2025, projeta licenciadora

Blumenau vai regulamentar uso de bicicletas elétricas e ciclomotores no trânsito