A disputa pela nova concessão do restaurante no Biergarten, no Centro Histórico de Blumenau, ainda não terminou. A Cervejaria Balbúrdia, segunda colocada na licitação, pediu a inabilitação do Makkã Lounge Bar, que levou a melhor no pregão ao oferecer o maior valor para explorar o espaço antes ocupado pela Thapyoka. A empresa, no entanto, ainda não foi oficialmente declarada vencedora do processo.

Continua depois da publicidade

A Balbúrdia alega que a concorrente não teria cumprido requisitos exigidos em edital, principalmente em relação a índices econômicos. Esse tipo de contestação não é incomum em licitações públicas. A análise da documentação sobre a qualificação financeira e técnica apresentada pelo Makkã está a cargo da Secretaria de Turismo e Lazer e ainda não foi concluída.

No último dia 14, as duas empresas protagonizaram uma das mais intensas disputas já vistas no turismo de Blumenau. Foram 159 lances trocados na licitação até que a maior oferta, do Makkã, de R$ 12,3 milhões, não fosse coberta. No edital, a prefeitura pedia pelo menos R$ 4,32 milhões.

Pouco tempo depois do encerramento da sessão, o prefeito Egidio Ferrari subia ao palco do Oktoberfest Summit, no Teatro Carlos Gomes, para anunciar que o espaço receberia uma franquia da cervejaria alemã Hofbräuhaus (HB). O Makkã, segundo um material disparado pela equipe de comunicação do município, representou a HB no processo.

Neste meio tempo, segundo a Balbúrdia, a prefeitura abriu diligência, um procedimento administrativo para que participantes de uma licitação esclareçam dúvidas ou complementem informações. A cervejaria sustenta que o prazo para a apresentação da papelada já estaria encerrado, conforme registrado em ata pela pregoeira, e que qualquer novo documento juntado depois disso não teria validade jurídica.

Continua depois da publicidade

O assessor jurídico da Balbúrdia na licitação, Phelipe Mendes, acompanha o caso e disse à coluna que notificou o Ministério Público para monitorar a situação. A Secretaria de Turismo informou que segue trabalhando na análise e que a empresa vencedora tem prazo até a próxima terça-feira (28) para enviar as informações.

Leia também

Cooper já tem data para abrir nova loja em Blumenau

Justiça decreta falência de tradicional fábrica de pães, salgados e bolos de SC

Dupla que furtou celular volta à cena do crime e é detida na Oktoberfest Blumenau

6 curiosidades sobre a “muralha” construída por empresa de SC para impedir enchentes