A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) enviou ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-SC) cobrando informações sobre o estado atual de 11 pontes localizadas em rodovias federais que cruzam o Estado consideradas em situação ruim ou crítica. O documento também pede detalhes sobre as medidas que estão sendo adotadas para a recuperação e manutenção das estruturas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) fez coro à reivindicação, já que o assunto interessa diretamente a região. Das 11 pontes, cinco estão no Vale do Itajaí. A situação mais preocupante é a da estrutura que liga Apiúna a Ibirama, na BR-470. Neste caso, há um contrato em vigor para a recuperação.
A Facisc representa mais de 44 mil empresários do Estado. A pauta gera preocupação pela segurança dos usuários das estradas e também porque as rodovias são rotas de escoamento da produção industrial.
“Compreendemos que, após os recentes acontecimentos em nosso país, a existência da segurança preventiva nas estruturas viárias é fundamental não apenas para a mobilidade, mas também para a proteção da vida e do patrimônio dos cidadãos”, cita um trecho do óficio, assinado pelo presidente da Facisc, Elson Otto.
Continua depois da publicidade
As entidades dizem estar à disposição para o diálogo e para a construção de uma solução conjunta.
Fotos da ponte na BR-470 entre Apiúna e Ibirama, uma das em situação crítica
Leia também
Indústria referência em moda infantil vai expandir área física em SC
SC é destaque em ranking dos imóveis mais caros e que mais valorizaram no Brasil em 2024
Cervejaria que participou da última Oktoberfest Blumenau encerra as atividades
Atacadista abre temporada 2025 de inaugurações de supermercados em SC