A Furb pediu à prefeitura de Blumenau autorização para um novo parcelamento de dívidas previdenciárias com o Issblu, instituto que administra o plano de seguridade social, incluindo aposentadorias, dos servidores públicos municipais. O aval ainda precisa passar pela Câmara de Vereadores. Um projeto de lei aportou nesta semana no Legislativo.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Os débitos, desta vez, equivalem às contribuições patronais do período entre setembro de 2023 e fevereiro deste ano, incluindo a gratificação natalina no período. O montante soma cerca de R$ 14 milhões.
Em ofício enviado ao município, a Furb diz projetar 6 mil alunos pagantes em 2024, cerca de mil a menos que o necessário para atingir o ponto de equilíbrio financeiro que garantiria os pagamentos mensais ao Issblu. A universidade ressalta ainda que parcelamentos feitos anteriormente estão em dia.
Uma das apostas para reverter o quadro é o programa Universidade Gratuita, promessa de campanha do governador Jorginho Mello (PL) que prevê concessão de bolsas de estudos para universitários. A Furb ainda estima como isso pode resultar em aumento de matrículas na graduação, que contribuiriam para a sustentabilidade financeira.
Continua depois da publicidade
Procurada, a Furb disse que não vai se manifestar sobre o pedido de parcelamento de dívidas previdenciárias.
Leia também
Estacionamento em Balneário Camboriú vai dar lugar a novo arranha-céu
Unifique cresce 30% em faturamento e tem lucro de R$ 145 milhões em 2023
Quem são os 33 empresários de SC que já receberam a maior homenagem da indústria no Brasil
Concurso que elege o melhor boteco do Brasil volta a Blumenau com o dobro de concorrentes
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp