A Nidec Corporation anunciou a criação de um comitê independente para investigar possíveis incidentes do que chamou em um comunicado de “contabilidade imprópria”. O problema teria ocorrido em uma unidade da companhia na China. A multinacional japonesa mantém em Santa Catarina uma fábrica de compressores comprada da Embraco, em 2018.

Continua depois da publicidade

No comunicado, a Nidec informou que foi notificada pela Nidec Techno Motor, subsidiária especializada em motores industriais e de ar-condicionado, sobre suspeitas de contabilidade imprópria envolvendo um pagamento único de 200 milhões de ienes – algo próximo de R$ 7,4 milhões, pela cotação atual – feito no fim de setembro de 2024. O caso envolveria um desconto na compra de um fornecedor.

Em resposta, a companhia diz ter contratado advogados, contadores e outros especialistas externos para conduzir investigações internas, incluindo procedimentos forenses digitais, para esclarecer o problema. As investigações, acrescentou a Nidec, encontraram documentos sugerindo que a empresa e suas subsidiárias “poderiam ter se envolvido em contabilidade imprópria com o envolvimento ou conhecimento de sua administração”.

“Diante do exposto, a companhia reconheceu as limitações do sistema de investigação anterior, que envolvia especialistas externos e era liderado por membros do Comitê de Auditoria e Supervisão, bem como a necessidade de investigações objetivas por um comitê terceirizado independente”, destacou na nota.

Caberá a este comitê apurar os fatos, investigar a raiz do problema e calcular o valor do impacto caso seja constatada essa contabilidade imprópria, além de recomendar medidas preventivas para que a situação não ocorra novamente.

Continua depois da publicidade

Ainda no comunicado, a Nidec pediu “sinceras desculpas pelas sérias preocupações e inconvenientes causados ​​aos seus acionistas, investidores e todas as demais partes relacionadas a este assunto” e disse que vai cooperar integralmente com as investigações deste comitê.

Leia também

Três “feijoadas na laje” depois, empresa de TI termina prédio de nova sede em Blumenau

Prefeito de Blumenau vai fazer segunda viagem internacional em três meses

Após polêmica com local, Havan começa a mobilizar nova megaloja em Blumenau

Inauguração de novo supermercado para o trânsito em Blumenau