A Brandili, uma das principais indústrias de moda infantil de Santa Catarina, vai fechar a fábrica em Otacílio Costa, na Serra. A decisão foi comunicada aos funcionários da unidade na manhã desta sexta-feira (12) e as atividades serão encerradas a partir de janeiro. A produção será absorvida pela matriz da empresa, em Apiúna.

Continua depois da publicidade

A unidade em Otacílio Costa funcionava há 15 anos e era dedicada à costura. Pouco mais de 100 pessoas trabalham no local. Alguns cargos de liderança estão sendo realocados para a matriz. No caso das costureiras, a direção da Brandili fechou acordo com outra empresa local para que a maior parte da mão de obra seja absorvida.

O presidente da Brandili, Rafael Boettner, disse à coluna que a medida já vinha sendo analisada há mais tempo e que a decisão foi difícil, “mas necessária” em nome da busca por eficiência. A decisão levou em conta principalmente a necessidade de otimizar a logística. A distância entre as plantas de Otacílio Costa e Apiúna é superior a 120 quilômetros.

— Estava muito distante da nossa unidade fabril e isso estava comprometendo a agilidade de prazos e entregas — justifica o executivo.

Em nota, a Brandili disse ainda que o movimento “acompanha o novo momento da empresa, que segue em expansão pelo Brasil, e reforça a necessidade de entregas ainda mais pontuais, rápidas e alinhadas ao padrão de qualidade da marca”.

Continua depois da publicidade

A companhia disse ainda que, “ao concentrar suas operações produtivas na matriz, ganha maior integração entre áreas, agilidade nos processos e condições mais favoráveis para sustentar o crescimento previsto para 2026, garantindo eficiência e mantendo o nível de excelência que caracteriza seus produtos”.

Segundo Boettner, as rescisões e todos os compromissos financeiros assumidos com os funcionários de Otacílio Costa serão quitados integral e imediatamente.

Quais as maiores empresas de SC

Fonte: Anuário Valor 1000. Crédito das imagens: Divulgação e Arquivo NSC Total

Leia também

WEG chega a acordo para comprar empresa na Índia

Continua depois da publicidade

Consultoria contratada por CPI aponta três caminhos para concessão do esgoto em Blumenau

Dois meses após fusão, empresa de SC vende fatia do negócio para a XP

Supermercados aceleram no fim de 2025 e fazem “Super Quarta” de inaugurações em SC