O delegado Egidio Ferrari (PL) se elegeu prefeito de Blumenau em primeiro turno empunhando principalmente a bandeira do combate à criminalidade e com a promessa de criação de uma guarda municipal armada. Mas a primeira grande assinatura da atual gestão, que já fez outras importantes entregas de projetos gestados pelos antecessores, veio em outra área, tão fundamental quanto a segurança pública: a saúde. Com a reinauguração do Hospital Universitário da Furb, na manhã desta segunda-feira (17), Ferrari imprime as próprias digitais em um tipo de investimento sempre sensível e de grande apelo popular.
Continua depois da publicidade
Foi no atual governo que as conversas para viabilizar a estrutura na região Norte, que abriu as portas em 2012 mas nunca se consolidou como hospital de fato, ganharam forma. Venceu-se a parte burocrática para encontrar uma organização social – o Instituto Maria Schmitt – que ficará responsável pela gestão de um hospital com pronto-socorro 24 horas. Sem a necessidade de uma nova construção, a saúde de Blumenau ganhará 5 mil atendimentos por mês – um aumento de 30% na oferta de pronto-atendimento –, mais a realização de 350 cirurgias eletivas e 400 ambulatoriais, além de consultas em diversas especialidades médicas. É bastante coisa.
Veja fotos do novo hospital
Do ponto de vista político, os números, na prática, funcionarão como um escudo às críticas direcionadas a Ferrari, que fez pouco caso de um aporte de R$ 30 milhões do governo federal para a instalação de uma nova policlínica, projetada inicialmente para Blumenau, mas que acabou indo para Indaial. Ferrari não citou com todas as letras, mas tratou do assunto nas entrelinhas no discurso de inauguração ao deixar no ar que preferia gastar energia em algo que já existia e que tivesse resultado mais imediato. Foi uma resposta não tão indireta assim.
No plano de governo apresentado nas eleições de 2024, o então candidato a prefeito falava em fortalecer a rede hospitalar de Blumenau, garantindo acesso à população a consultas, exames e cirurgias, mantendo apoio no financiamento das unidades de saúde. Não há no documento citação direta ao Hospital Universitário da Furb, mas a repaginação de uma estrutura que já existia, sem por enquanto precisar levantar mais tijolos, ofereceu um atalho para cumprir uma promessa de campanha.
Leia também
Aurora reinaugura fábrica de aves no RS após investimento de R$ 210 milhões
Continua depois da publicidade
Faturamento do turismo de Blumenau cresce em 2025
Sindicato questiona termos do acordo da Teka para pagar dívidas: “Trabalhador perde demais”
Prefeito de Blumenau chama um velho conhecido e um ex-adversário para intendências












