Se o clima colaborar, a locomotiva comprada pela Tex Cotton, hoje estacionada no pátio da empresa na Rua Itajaí em Blumenau, estará sobre parte da antiga estrada de ferro já na próxima semana. O veículo virou atração turística desde que foi apresentado na última semana.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

No momento a companhia trabalha na limpeza dos trilhos do elevado que cruza o parque fabril, em frente à Ponte dos Arcos. As flores que ornam o espaço serão removidas e replantadas em outro local. 

A expectativa é que o pátio seja fechado no domingo (10) para que um guincho faça a operação. É um trabalho pesado: a locomotiva datada de 1940 tem cerca de 26 toneladas e 15 metros de extensão.

Depois que o veículo subir para os trilhos, a empresa pretende arrumar a iluminação do espaço e acrescentar detalhes decorativos. É para que ela fique “visualmente bem linda sobre o trilho”, diz a engenheira Giovanna Raiser.

Continua depois da publicidade

O jardim da empresa continuará aberto ao público, mas o acesso à locomotiva, que tem sido alvo de fotos de turistas e curiosos, por ora ficará restrito à equipe de manutenção e representantes da Tex Cotton depois que a operação for concluída.

A empresa avalia criar algum tipo de acesso ao veículo no futuro, talvez com um elevador externo, mas ainda não há nada definido ou garantido. Por enquanto, o público poderá apenas contemplar a locomotiva, que seguirá exposta para fotos. Agora, no entanto, em seu habitat natural.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Após Fort Atacadista, Oktoberfest Blumenau encaminha outro patrocínio de renome nacional

Continua depois da publicidade

Conselho autoriza demolição de fachada de prédio histórico em Blumenau atingido por incêndio

Blumenau vai reavaliar modelo financeiro da Oktoberfest

Hang nega ser contra Shopee, Shein, AliExpress e outras plataformas após polêmica sobre impostos

Destaques do NSC Total