A prefeitura de Blumenau decidiu assumir a dianteira na criação da recém-lançada Rota da Gastronomia Alemã, mas não pretende ficar com o “filho” no colo por muito tempo. O objetivo é que o novo produto turístico, com pratos clássicos e releituras de comidas germânicas, seja abraçado pela iniciativa privada para ganhar corpo e se consolidar como atrativo da cidade.

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— A ideia é que a rota seja fixa. E nem ficar com a Vila Germânica, mas passar para a iniciativa privada, para que ela possa efetivamente tocar esse projeto. Demos um pontapé inicial de pesquisa — diz o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel.

Nesta largada, sete restaurantes aderiram à proposta: Alemão Batata, Bier Vila, Senac Blumengarten, Flaggendorff, Moinho do Vale, Restaurante Vila Germânica e Thapyoka. Os pratos selecionados, que vão de clássicos como Schnitzel e Eisbein, passando por Hackepeter e batata recheada, Guimis e Schweinshaxe, já eram encontrados nos estabelecimentos. Agora, no entanto, terão uma apresentação diferente, com destaque no cardápio e explicações sobre contexto histórico.

Com consultoria do Senac, que definiu critérios e indicadores para a adesão dos restaurantes, a nova rota é fruto de dois anos de pesquisa e treinamentos. Na prática, ela vai tentar descentralizar os holofotes do cardápio mais tradicional da Oktoberfest Blumenau para o restante do ano.

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— Essa é a proposta, desvincular, deixar de falar da gastronomia só durante a festa — acrescenta Greuel.

O poder público, neste caso, agiu como um animador da iniciativa, entregando um produto relativamente pronto para a iniciativa privada explorar. O início é promissor. A consolidação da rota depende, a partir de agora, da adesão e do cuidado dos restaurantes. Do contrário, será mais um projeto bem intencionado que ficará pelo caminho.

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