A prefeitura de Blumenau decidiu assumir a dianteira na criação da recém-lançada Rota da Gastronomia Alemã, mas não pretende ficar com o “filho” no colo por muito tempo. O objetivo é que o novo produto turístico, com pratos clássicos e releituras de comidas germânicas, seja abraçado pela iniciativa privada para ganhar corpo e se consolidar como atrativo da cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
— A ideia é que a rota seja fixa. E nem ficar com a Vila Germânica, mas passar para a iniciativa privada, para que ela possa efetivamente tocar esse projeto. Demos um pontapé inicial de pesquisa — diz o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel.
Nesta largada, sete restaurantes aderiram à proposta: Alemão Batata, Bier Vila, Senac Blumengarten, Flaggendorff, Moinho do Vale, Restaurante Vila Germânica e Thapyoka. Os pratos selecionados, que vão de clássicos como Schnitzel e Eisbein, passando por Hackepeter e batata recheada, Guimis e Schweinshaxe, já eram encontrados nos estabelecimentos. Agora, no entanto, terão uma apresentação diferente, com destaque no cardápio e explicações sobre contexto histórico.
Com consultoria do Senac, que definiu critérios e indicadores para a adesão dos restaurantes, a nova rota é fruto de dois anos de pesquisa e treinamentos. Na prática, ela vai tentar descentralizar os holofotes do cardápio mais tradicional da Oktoberfest Blumenau para o restante do ano.
Continua depois da publicidade
— Essa é a proposta, desvincular, deixar de falar da gastronomia só durante a festa — acrescenta Greuel.
O poder público, neste caso, agiu como um animador da iniciativa, entregando um produto relativamente pronto para a iniciativa privada explorar. O início é promissor. A consolidação da rota depende, a partir de agora, da adesão e do cuidado dos restaurantes. Do contrário, será mais um projeto bem intencionado que ficará pelo caminho.
Leia também
Ambev e Heineken entregam novos documentos antes de round decisivo pela Oktoberfest Blumenau
Bar de Blumenau cria caipirinha com clássico sabor de sorvete do Schmitt
Com 200 empregos, atacadista já tem data para inaugurar primeira loja em Blumenau
Alinhados na teoria, parlamentares de SC precisam fazer valer na prática o discurso de união
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram