Quase um ano depois de ser consumido pelo fogo, o histórico imóvel que já foi sede do Jornal de Santa Catarina e da Fábrica de Chapéus Nelsa, entre as Ruas São Paulo e Martin Luther, próximo ao Senai de Blumenau, ganhou nova perspectiva para o futuro.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Um projeto para revitalizar o espaço e ali criar um boulevard com foco em gastronomia, cultura e compras foi inicialmente analisado nesta quarta-feira (25) pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau. Conselheiros apontaram adequações a serem feitas no projeto arquitetônico e nova avaliação será feita em reunião marcada para 16 de dezembro.
A proposta inicial, capitaneada por um grupo de investidores, prevê uma área de convívio de 4.420 metros quadrados, com espaços para restaurantes, cafés, confeitaria e cervejaria e também apresentações artísticas e culturais. Lojas de presentes, decorações e moda também estão previstas. A estrutura será modular, mas a ideia é reunir ao menos 35 operações.
As primeiras imagens do projeto mostram que os arcos da fachada que dá para a Rua São Paulo serão perservados. A proposta também prevê 150 vagas de estacionamento em dois níveis.
Continua depois da publicidade
Se a ideia vingar, o futuro empreendimento já tem até nome definido: Hutplatz, Espaço do Chapéu em alemão, inspiração que vem da vocação original do prédio.
Abaixo, mais imagens do projeto original. É um primeiro esboço, que deve mudar a partir das indicações feitas pelo Cope.




Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.