A rede de supermercados Acácia, que chegou a ter lojas em três cidades do Oeste de Santa Catarina, teve a falência aceita pela Justiça após um pedido feito pelos próprios administradores. O despacho com o decreto foi publicado no dia 13 de fevereiro pela juíza Aline Mendes de Godoy, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da Comarca de Concórdia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A Acácia havia apresentado um pedido de autofalência no fim de janeiro. Na ação, a rede alegou que não tinha condições de reverter dívidas de cerca de R$ 2 milhões. Fundada em 2019 em São Miguel do Oeste, a empresa chegou a ter lojas também em Descanso e Iporã do Oeste, mas as filiais foram fechadas e as atividades estavam paralisadas há mais de um ano.

Ao recorrer à Justiça, a rede citou dívidas contraídas com bancos para capital de giro e compra de mercadorias e também a pandemia de Covid-19, que surgiu poucos meses depois da abertura do negócio. Apesar da atividade supermercadista ser considerada essencial, a empresa sustentou que foi um período tumultuado, com restrições de horários, falta de mão de obra e dificuldade de acesso a produtos, o que teria deixado de atrair os clientes.

Ao decretar a falência, a juíza também nomeou um leiloeiro para providenciar a avaliação e posterior venda de bens da empresa. Como é comum nesses casos, os eventuais valores recolhidos com o leilão serão usados para pagamento de dívidas.

Continua depois da publicidade

Quanto as redes de supermercados de SC investiram em 2024

Leia também

Prefeitura de Blumenau sonda prédio da Unimed

Fundador vende ações e empresa de tubos e conexões de SC tem novo dono

Uniasselvi escolhe o Santos de Neymar para fazer sua estreia no futebol

Luciano Hang questiona atuação da polícia em vídeo nas redes sociais