A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai entrar com uma liminar na Justiça para tentar derrubar a proibição de supermercados de Blumenau de abrirem as portas aos domingos. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (20) pela prefeitura, em novo conjunto de ações para tentar frear o avanço do coronavírus na cidade.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
O presidente da Acats, Paulo César Lopes, conta que o segmento, assim como outros da economia blumenauense, foi pego de surpresa com a decisão e que os supermercadistas não foram consultados. Ele também diz que gostaria de saber quais critérios científicos foram levados em consideração para a determinação.
Segundo o dirigente, os supermercadistas são favoráveis à restrição do atendimento e à diminuição da capacidade de público, mas temem que impedir que as lojas abram aos domingos pode ter um efeito contrário. Como muita gente só tem tempo para ir às compras nos fins de semana, isso poderia provocar ainda mais tumulto aos sábados.
— Se você reduz o horário de atendimento, a tendência é aglomerar — avalia Lopes.
Continua depois da publicidade
Como o decreto anunciado hoje vale inicialmente por apenas sete dias, o segmento só seria afetado por um domingo. Ainda assim, a liminar se justificaria pela possibilidade de prorrogação da restrição.
Outras normas estabelecidas para supermercados incluem a limitação de operação com apenas 40% da capacidade de público e permissão que apenas uma pessoa por família entre nas lojas.
uer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.