O apagão de mão de obra em Santa Catarina está fazendo com que empresas busquem de jovens aprendizes a idosos. A declaração é Diego Martins, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC), em entrevista ao programa Conversas Cruzadas da CBN Floripa, realizado nesta quarta-feira (9).
Continua depois da publicidade
— Hoje, além das iniciativas de oferecer benefícios, jornada híbrida e qualificação interna, temos percebido que as empresas estão tentando atrair cada vez mais jovens aprendizes e o público 60+. Vivemos um momento único: onde cinco gerações estão convivendo juntas no ambiente de trabalho — disse Martins, que participa na capital da 35ª edição do CONCARH (Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas).
Em maio, a coluna contou que o apagão de mão de obra é a maior reclamação de quem empreende em Santa Catarina. Os venezuelanos ajudam muito a economia catarinense com sua força de trabalho. Nos últimos sete anos, SC oportunizou trabalho para pelo menos 27 mil venezuelanos.
Veja cidades de SC que mais receberam venezuelanos
Diego Martins explicou que o jovem de hoje quer trabalhar em uma empresa que o ajude a construir os seus sonhos, não necessariamente financeiros. Ele busca a “realização de ideias e um propósito”.
Bolsa Família e o Rei do Ovo
O empresário Ricardo Faria, fundador e maior acionista da Global Eggs, multinacional com negócios no Brasil, Europa e Estados Unidos, disse em junho à Folha de S. Paulo, que o Bolsa Família limita a oferta de trabalhadores no Brasil. “As pessoas estão viciadas no Bolsa Família”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Diego Martins, presidente da ABRH/SC não concorda com esta tese. Ele entende que a parcela que deixa de trabalhar em função do programa federal é reduzida.
— Creio que é uma parcela pequena. No geral, temos uma massa pequena desempregada, que não ocupa essas vagas por não estarem preparados pra ela — concluiu.
Leia Mais
Comércio do Centro de Florianópolis recebe alerta por motivo curioso
Empresa de família tradicional traz linha luxo de marca de carro para SC
A estratégia de SC contra a ameaça da tilápia do Vietnã
A nova proposta para resolver o caos do Morro dos Cavalos em SC









