A Construtora e Incorporadora Beco Castelo apresentou um novo sistema construtivo que redefine o acesso a unidades residenciais em edifícios verticais. Batizado de Park Haus, o conceito permite que os moradores cheguem de carro diretamente ao apartamento, por meio de rampas e ruas internas que conduzem a garagens individuais em cada pavimento. O primeiro empreendimento com esse modelo de construção será no bairro Cacupé, em Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

A Beco Castelo, que atua há quase 50 anos na Grande Florianópolis,  registrou a patente do sistema no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O projeto, desde o conceito à tipologia, foi integralmente desenvolvido pela equipe catarinense e é o primeiro do gênero no Brasil, conforme o órgão federal.

Veja mais imagens do novo sistema de “ruas e garagens” para edifícios:

A proposta tem como foco o conforto e a autonomia dos moradores, com atenção à segurança, acessibilidade e praticidade. Segundo José Castelo Deschamps, sócio-fundador da empresa e idealizador do projeto, a intenção é oferecer uma experiência residencial mais humana.

— Nós observamos uma tendência e uma crescente demanda por soluções nas quais é possível acessar a casa com o carro, sem a dependência de equipamentos mecânicos (como elevador veicular), de forma segura e autônoma. São desde famílias que buscam conveniência, praticidade e segurança até pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo. Nosso objetivo não é colocar o carro como protagonista, mas sim como um meio de oferecer uma experiência residencial mais humana e integrada — em que o morador tem o controle do tempo, do conforto e do seu espaço — afirma.

José Castelo Deschamps, sócio-fundador da empresa e idealizador do projeto, participou do Empresas e Negócios da CBN Floripa:

Leia Mais:

De limousines a doleiros na rua: histórias inacreditáveis dos primórdios do turismo em Florianópolis

Continua depois da publicidade

BC “dá um banho” em Floripa e ganha 160 mil turistas

Preço da água de coco assusta turista em praia famosa de Florianópolis

Sem dinheiro, UFSC “pedala” contas de água e luz para 2026