nsc
    nsc

    Dinheiro público

    Corrupção em SC: Gaeco fez 400 investigações em dois anos

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    21/02/2021 - 10h00
    Gaeco investiga corrupção em SC
    Gaeco investiga corrupção em SC (Foto: Ministério Público / Divulgação)

    Nos últimos dois anos, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco)  e o Grupo anticorrupção do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC)  instauraram cerca de 400 procedimentos investigativos.

    >Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

    Os principais crimes investigados durante esse período foram crimes contra a administração pública, crimes da lei de licitações e crimes da lei de improbidade administrativa. Foram dezenas de operações deflagradas.

    Nesse período, foram afastados da função pública 23 agentes públicos, entre eles um prefeito e o filho dele na operação Operação Et Pater Filium - a investigação apurou organização criminosa,  que teria lesado os cofres públicos do Município de Major Vieira por meio de diversos expedientes: combinações e ajustes para fraudar licitações superfaturadas mediante o pagamento de propina para os agentes públicos.

    Patrola

    Estão em fase final de instrução as 22 ações penais da Operação Patrola do MP-SC e  que tramitam na justiça estadual.  Foram condenados,  até o momento, 12 pessoas, entre as quais sete ex-prefeitos e um vice-prefeito, uma ex-agente pública e três empresários. A operação desmantelou uma organização criminosa que agia no meio-oeste catarinense com pagamento de propina, superfaturamento e fraudes em licitações para compra de máquinas pesadas. Outras 21 ações tramitam na justiça federal.

    Leia mais:

    > Mãe dá à luz durante internação por Covid-19 no Oeste de SC: “Parece que acordei de um sonho”

    > Com sede em Florianópolis, Peixe Urbano soma dívidas e não pode pagar demissões

    > Uso de máscaras de pano e de outros tipos em aviões é proibido por companhias aéreas

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas