nsc
nsc

Royalties

Extração de Petróleo em SC deve começar em seis anos, diz ANP

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
01/09/2021 - 05h32
Extração de petróleo em SC
Extração de petróleo em SC (Foto: Arquivo pessoal)

A extração de petróleo em águas catarinenses deverá começar no mínimo em seis anos e não irá ocorrer em nenhuma Área de Preservação Permanente (APP). A garantia é do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Rodolfo Henrique de Saboia, em entrevista exclusiva ao programa CBN Total desta terça-feira (31).

>Extração de petróleo mais próxima de SC ficará a 90 km do litoral

Segundo ele, o edital de exploração de petróleo marcado para o dia 7 de outubro em 92 blocos de 4 bacias (Campos, Pelotas, Potiguar e Santos) é a primeira fase de um longo processo. Os cerca de 50 blocos voltados ao litoral catarinense pertencem à bacia de Campos.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

“Santa Catarina não é o primeiro trecho de extração de petróleo no litoral brasileiro. Isso já ocorre há muitos anos no país e de forma muito segura. Do ponto de vista ambiental, primeiro a ANP verifica apenas o que já existe de restrição já previamente conhecida. Qualquer atividade em APP é excluída. Depois, a vencedora, identificado o petróleo, precisa apresentar ao Ibama o seu projeto, onde serão considerados todos os impactos ambientais. As perspectivas são muito boas do ponto de vista geológico, mas este é um trabalho de longo prazo. É promissor, mas é para começar a extração no mínimo em seis anos”, diz o diretor da ANP.

Embora a bacia de Pelotas compreenda sedimentos emersos  nas lagunas e lagoas no extremo sul de Santa Catarina, na divisa com o Rio Grande Do Sul, os blocos a serem leiloados ficam até 200 quilômetros da costa, explica o professor Daniel Bettú, do Departamento de Engenharia de Petróleo da Udesc, em Balneário Camboriú. Sendo que o mais próximo está a 90 km da praia.

Ouça a entrevista com o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Rodolfo Henrique de Saboia:

Leia Também:

Exploração de petróleo em SC tem sete empresas na disputa; veja quais

Estiagem em SC: racionamento de água é descartado

Governo de SC vai lançar edital para construção de túnel entre a Serra e o Sul

“Via marginal é subaproveitada”, diz PRF sobre proibição de motos na BR-101

PRF quer proibir motos na BR-101 entre Biguaçu e Palhoça

Auxílio financeiro para aluno carente avança em SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas