nsc
nsc

Saúde

Faltam pediatras na rede pública em SC; entenda

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
07/06/2022 - 05h24 - Atualizada em: 07/06/2022 - 07h37
Pediatras em SC
Pediatras em SC (Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina)

Faltam pediatras em Santa Catarina. Ao menos no setor público, esse especialista está em menor número do que o esperado, principalmente nas redes municipais. A Sociedade Catarinense de Pediatria denuncia o déficit de leitos e a falta de pediatras nas prefeituras. Estas, alegam que os profissionais não são encontrados no mercado e que falta financiamento em saúde para contratar. Na ausência do especialista, o médico da família ou o clínico geral atendem as crianças nos postos.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Veja os três traçados da nova rodovia para desafogar a BR-101 em SC

Os pais, entretanto, chegam com seus filhos e pedem por um pediatra no posto de saúde. Não o encontrando, ele vai à emergência do hospital, sobrecarregando o sistema. Cerca de 90% dos casos atendidos nas emergências poderiam ser resolvidos na rede básica. O Sindcato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) diz que o pagamento da mesma gratificação que foi paga para quem estava na linha de frente na pandemia deveria ser ofertada agora aos pediatras, para motivá-los na contratação. 

Junta-se a isso o frio, ambientes fechados e pouca circulação, vírus circulando e sem máscara, é o combo do caos nos hospitais e UPAs.

Vacinas

A informação preocupante é revelada pelo superintendente de vigilância em saúde (SC), Eduardo Macário. A cobertura de vacinação contra os três tipos do vírus influenza para crianças de seis meses até 12 anos está em 20% da meta. Em grupos prioritários, o ideal é chegar em 90%. A média histórica é de 80%. A queda brutal de cobertura vacinal é atribuída à campanha do movimento antivacina e desinformação nas redes sociais. Lamentável.

Leia mais:

Alunos do IFSC "revolucionam" escola de cidade em SC

O que faz a polícia paraguaia em SC

Baía Sul e Centro Histórico: veja espaços públicos que Florianópolis quer gestão privada

Professora é ameaçada após tocar hino da Venezuela em escola de SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas