nsc
nsc

Administração

Mercado Público de Florianópolis exige gestão privada

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
17/09/2021 - 14h00 - Atualizada em: 17/09/2021 - 14h33
Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis (Foto: Joana Caldas/NSC Total)

Historicamente a Prefeitura de Florianópolis se mostrou incompetente para fazer a gestão do Mercado Público. Incêndio, reformas caras como consequência de falta de manutenção e, agora, pedido de interdição feito pelo MP-SC. A prefeitura garante que o local é seguro.

É o momento da sociedade ver como ocorre no primeiro mundo. Existem inúmeros modelos de gestão possíveis.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Uma fundação privada de interesse público ou até mesmo uma concessão onde a comunidade decida quais são as prioridades. O mercado precisa de gestão profissional, com metas, indicadores e sem influência política.

Não tem cabimento que, após mais de R$ 10 milhões em obras iniciadas em 2013 e concluídas em 2015, e com a construção da cobertura metálica automatizada, por mais R$ 4,2 milhões, este monumental prédio histórico esteja nestas condições. Um comerciante do local ouvido pelo Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, disse que a cobertura retrátil não funciona. “Ela abre e fecha de acordo com o vento”, afirmou.

Os problemas hidráulicos e elétricos identificados na central de alarmes contra incêndio, que pararam de funcionar; e os demais problemas encontrados são resolvidos com manutenção preventiva e planejamento.

É muito comum na Europa e Estados Unidos, por exemplo, uma fundação ou entidade privada, sem fins lucrativos, administrar hospitais, museus e até sistemas de abastecimento de água.

O sucesso desse modelo se explica na total transparência, governança, gestão profissional, cobrança por resultados e interesse público.

Está mais do que na hora da cidade pensar nisso.

Alvará dos Bombeiros

Na tarde desta sexta (17), a assessoria da prefeitura de Florianópolis divulgou nota informando que o Mercado Público recebeu o alvará do Corpo de Bombeiros. Confira o comunicado:

"O Mercado Público de Florianópolis recebeu a autorização do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para funcionamento na tarde desta sexta-feira, 17 de setembro. Uma empresa contratada pela Prefeitura realizou todas as adequações emergenciais do sistema preventivo de incêndio. Outras melhorias, já contratadas, seguirão acontecendo para reforçar ainda mais a prevenção contra sinistros."

Leia também

Casas de shows em Florianópolis pagam taxa de lixo mesmo sem funcionar

Seguro de carro tem novas regras; saiba quais

Acidentes de motos desafiam sucesso de força-tarefa de cirurgias eletivas em SC

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas