nsc
    nsc

    Regras

    Restrições em SC: saiba o que pode mudar para bares e restaurantes

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    09/04/2021 - 09h20 - Atualizada em: 09/04/2021 - 20h17
    Restaurantes e bares discutem mudança nas regras
    Restaurantes e bares discutem mudança nas regras (Foto: Marco Favero, NSC, BD)

    O setor de bares e restaurantes terá reunião importante nesta sexta-feira (9) com a governadora Daniela Reinehr e a secretária de Saúde (SC) Carmen Zanotto. O encontro será às 14h e a ideia é alinhar mudanças nas regras.

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    > ATUALIZADO: Restrições em Santa Catarina são prorrogadas até 26 de abril

    O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Raphael DabDab, vai enfatizar a necessidade de mudança no decreto vigente para que as medidas “sejam mais inteligentes, eficazes, seguras e menos danosas ao setor”.

    A Abrasel defende o fim da limitação de 25% da capacidade do estabelecimento. A entidade acredita que o modelo atual não garante distanciamento entre os clientes e reduz a capacidade de atendimento de mesas em áreas externas. Quer, ainda, a determinação para que o consumo de bebidas e alimentos ocorra somente quando os clientes estiverem sentados. Seria uma forma de coibir o perfil “balada” de bares e restaurantes, como os beach clubs.

    Pede, também, que mesas tenham distanciamento de 1,5 metro e com no máximo oito pessoas, estendendo o horário de funcionamento até a meia-noite (hoje o limite é até 22h). Eles acreditam que com mais tempo de funcionamento não há concentração de público. Defendem, também, acabar com a limitação de proibição de venda e consumo de bebida alcoólica até às 22h, sob o argumento de que se o cliente não beber no bar ele irá beber com amigos em ambiente não controlado. Apoiam, ainda, punição aos estabelecimentos e aos clientes que não respeitarem as regras e o aumento de pena aos empreendimentos que descumpram os protocolos, como a interdição por uma semana.

    Participam do encontro, que será presencial: Raphael Dabdab, Presidente Abrasel SC; Fabio Queiroz, ex-Presidente Abrasel SC e representante no Conselho Estadual de Turismo; Silvano Felisbino Junior, líder do movimento SOS Gastronomia e representante do Norte do Estado e Joster José Favero, líder movimento SOS Gastronomia e representante do Sul do Estado.

    Leia Mais:

    > Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

    > Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

    > O que é a proxalutamida, remédio citado por Bolsonaro contra a Covid-19

    > Casamentos coletivos presenciais vão unir 25 casais em um mês em Camboriú; entenda cerimônia

    Mais colunistas

      Mais colunistas