
Filas
O transporte coletivo não é prioridade em Santa Catarina. Também não é no Brasil. É uma lástima que os nossos governantes, tão viajados, não tenham assimilado que os melhores modelos de mobilidade urbana dos países desenvolvidos que tanto admiramos estão baseados no transporte coletivo.
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O nosso grande problema é que nos falta quase tudo. Nós não universalizamos nem 100% de serviço de água e esgoto, quem dirá transporte de qualidade. É evidente que precisamos ampliar o sistema viário, construir elevados e duplicar vias. O grande problema, entretanto, é que quase a integralidade dos recursos para mobilidade estão destinados ao sistema viário e ao rodoviarismo. O que se espera, ao menos, é mais equilíbrio na utilização do orçamento. Que uma fatia seja dedicada ao transporte de massa. Hoje, o desequilíbrio é total. A balança quebrou. É muito asfalto e pouco transporte coletivo.
Subsídio na tarifa, isenção fiscal sobre a cadeia do setor e corredores exclusivos de ônibus precisam estar na ordem do dia. É urgente. Em 2022, para agravar, teremos uma bomba financeira prestes a explodir. O diesel subiu 65,5% até agora neste ano. É, junto com a folha salarial, dos principais itens da cesta de custos que compõem o cálculo da tarifa. O cenário é esperado: pressão por forte aumento da passagem. Tivemos as restrições com a pandemia, as empresas de ônibus que já estavam no vermelho agravaram ainda mais a situação. Menos passageiros e mais custo. A conta não fecha. A sociedade precisa antecipar essa discussão sob pena de graves problemas no início do ano que vem.
Florianópolis
Florianópolis já aplica o subsídio na tarifa de ônibus. A prefeitura fará mais uma faixa de rolamento na Avenida Beira-Mar Norte, mais duas em nova alça do Elevado do CIC e mais uma na Avenida da Saudades. Momento adequado e excelente oportunidade para destinar uma das faixas novas exclusivas para os ônibus.
Se não mudarmos o jeito de pensar e planejar as nossas cidades, a esperança será sempre a próxima obra. Pensamento mágico.
Leia Mais:
Liberar máscaras em locais abertos só reflete o que já é realidade em SC
Avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis terá mais duas pistas
SC irá intensificar blitz da lei seca na temporada de verão