O fim de semana começa com o Criciúma jogando nesta sexta-feira (15), às 19h, no Heriberto Hülse, contra a Ponte Preta. Sétimo colocado na Série B do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos, o Tigre é o nosso melhor representante com chances de acesso à elite nacional. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Criciúma está exatamente seis pontos distante do quarto colocado na tabela, que é o Grêmio. Isso quer dizer que há uma distância considerável para o primeiro do grupo de acesso.

A Série B está indicando os quatro possíveis classificados para a elite em 2023: Cruzeiro, Vasco, Bahia e Grêmio. Como nada é definitivo no futebol, o Criciúma não pode se dar o luxo de perder pontos em casa a partir de agora e buscar algum ponto fora. 

Ainda na Série B, o Brusque joga neste sábado, às 16h, em Maceió, contra o CRB. A situação do time do Vale do Itajaí é ainda mais difícil para o acesso. O campeão catarinense deste ano tem 20 pontos, ou seja, uma distância de 9 pontos para o Grêmio, o primeiro da zona de conforto. Condição remota, mas não impossível de chegar.

Continua depois da publicidade

“Sou teimoso sim, acredito no que faço”, diz Junior Rocha, técnico do Figueirense

Dos três catarinenses da Série B, a Chapecoense é a terceira a jogar, às 16h de domingo (17), nos Aflitos, em Recife, contra o Náutico. O Verdão do Oeste de SC tem 18 pontos e ocupa a 15ª posição na tabela. Começa a brigar para evitar um rebaixamento, que seria desastroso. Faz uma campanha muito irregular e continua reforçando o time para salvar o ano.

Assista ao “Em cima do lance”

No Orlando Scarpelli 

Já na Série C do Brasileiro, quem sabe a única chance do futebol catarinense conseguir acesso neste ano. O Figueirense recebe o bom time do Botafogo-RP, às 15h deste sábado (16), que hoje é quarto colocado na tabela com 23 pontos, dois a mais que o Figueira. Aqui, se classificam oito para a próxima fase, que será de dois quadrangulares para tirar os quatro que subirão para a Série B do ano que vem. 

Figueirense x Botafogo-SP: onde assistir à partida da Série C do Brasileiro

O Alvinegro catarinense está em sexto lugar e o jogo passa acima do rótulo de importante. Está na categoria de decisão. É que a pontuação está muito embolada. Uma vitória garante um grande salto na classificação. Já uma derrota tira do grupo de oito pretendentes ao acesso. Atrás do Figueirense está o Manaus, com um ponto de diferença e, em oitavo, o Volta Redonda, com dois pontos apenas de diferença.

Sobre o time do Figueira que deve ir a campo, há uma dúvida e o técnico Junior Rocha não abre nenhum sinal até uma hora antes do jogo. Matheus ocupará a vaga de primeiro volante em lugar de Serginho ou Wesley, ambos no departamento médico. Oberdan e Bassani completam o meio. 

Continua depois da publicidade

Andrew de um lado e Jean Silva do outro. E quem será o centroavante? Eu jogaria com Tito, mas Gustavo Henrique ainda é o preferido do treinador. Recomposição, marcação quando atacado, bola alta no ataque, enfim, Rocha precisa ver também tudo isso no jogador Tito, que veio para ser titular. 

O Botafogo-RP, do técnico Paulo Baier, é time de força e velocidade. Vem ao Orlando Scarpelli para pontuar. Jogo para subir às primeiras posições, mas terá de ser feito com calma e atenção.

Avaí largou bem na Série A, mas depois começou a descer a ladeira

Na Ressacada 

O Santos será o adversário do Avaí neste sábado, às 19h, na Ressacada, pela Série A. O time santista venceu o Corinthians no meio da semana pela Copa do Brasil, mas acabou eliminado pelo saldo de gols. Ruim isso. O time vem a SC com time forte e, agora, dedicado somente ao Campeonato Brasileiro, onde não faz boa campanha pois estava preocupado com a Copa do Brasil. 

Avaí x Santos: onde assistir à partida da Série A do Brasileiro

Já o Avaí precisa do resultado para sair da zona perigosa da tabela. Outra razão é a reabilitação depois da goleada em Bragança Paulista. Bressan está voltando à zaga na ausência de Arthur Chaves, lesionado. Rafael Vaz ganhou a posição de quarto zagueiro. 

Continua depois da publicidade

Daí para frente apenas uma dúvida: Jean Pierre. Dúvida que, na minha opinião, não deveria existir. Jogador de qualidade, se bem posicionado, vai contribuir e muito. Na frente Pottker e Bissoli. Não há muito o que mexer a não ser na colocação do time em campo. E dentro do estádio a nação azurra para fazer a diferença e o show que tem feito nos jogos do time. 

CPI da Chape aprova indenização a familiares das vítimas e responsabiliza cinco empresas

Memória

O campo do manejo em Florianópolis produziu grandes jogadores para o futebol catarinense. A família Tonolli, que tudo tem a ver com o local onde hoje é o Instituto Estadual de Educação, na Av. Mauro Ramos, nos deu Batista Tonolli, irmão do Rodolfo, do Zé Tonolli e da professorinha Maria da Graça Tonolli, que foi casada com Saul Oliveira, que também já nos deixou. 

Batista Tonolli
Batista Tonolli (Foto: Arquivo pessoal)

Batistinha jogou no São Paulo do Osni Costa, Juvenil do Figueirense e parou para atuar intensamente no antigo Conselho Regional de Desportos como funcionário. Torcedor do Figueirense, Batistinha, já aposentado, morreu nesta sexta-feira, deixando a marca de qualidade do meio de campo que hoje já não existe mais no futebol. Qualidade, visão de jogo e muita habilidade.

Mais um do tempo do bom futebol que nos deixa, o craque difícil de encontrar nos dias de hoje. Muito mais do que isso, um amigo e uma figura da cidade que muito amou.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total