Que mistério é esse do futebol que milhões de brasileiros que se queixam de dificuldades, que se lamentam dos problemas e que, por vezes, se excedem nos protestos, esses milhões de seres humanos, como que tocados por um encantamento, por uma hipnose coletiva permanecem, uma semana, presos à magia dos times a lembrar dos 11 homens em campo defendendo as respectivas bandeiras. 

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Que mistério é esse do futebol? Se perguntar a qualquer brasileiro o nome de um ministro de Estado, a grande maioria titubeará. A grande maioria, sem exceção, saberá como a simples tabuada a escalação dos respectivos times do coração. 

A semana foi de uma exaustão profunda. Libertadores da América com dois times brasileiros em campo (Flamengo x Palmeiras, um deles sairá de Montevidéu como o novo tricampeão continental) e a decisão da quarta vaga de acesso na Série B do Brasileiro, envolvendo o Avaí, que é o nosso caso mais próximo.

> Avaí X Sampaio Corrêa: Serrato ou Rômulo? Qual a opção para a vaga de Jean Cléber?

Continua depois da publicidade

Em todas as ruas, em todos os pontos, da casa humilde do pobre ao suntuoso palácio de um afortunado, o assunto foi um só: futebol. A mesma emoção, o mesmo sentimento, a mesma alegria, o mesmo sofrimento, tudo girou em torno do futebol. 

As ações de Flamengo e Palmeiras viveram intensamente a semana não só com a discussão eterna sobre o resultado final, mas em torno do deslocamento à capital uruguaia, com ou sem passagem, de carro ou de ônibus, carona ou não, o negócio é estar presente para entrar para a história.

> NSC renova parceria e firma a transmissão do Catarinense 2022; veja detalhes

Aqui não foi diferente. O mistério do futebol, onde a arrancada do Avaí sacudiu a torcida numa espécie de reafirmação do espírito ilhéu pelo futebol. Verão, praia, férias, Natal, tudo terá de esperar um pouco até que se decida a vaga catarinense à elite do futebol brasileiro em 2022. Isso acontecerá neste domingo, dia 28, e o mistério do futebol vai nos levar a esta obstinação, onde o Avaí precisa reencontrar o destino, o seu lugar. 

Futebol, apenas futebol, é o que queremos ver. Descobrir os mistérios do futebol em partida limpa, clara, onde a bola é o principal alvo. Que se faça uma festa para o Brasil ver. Que a energia do torcedor seja transferida para o campo e lá os jogadores possam aproveitar da melhor maneira possível.

Continua depois da publicidade

Dignidade

Qualquer que seja o resultado do jogo Avaí x Sampaio Corrêa, ele deve ser levado em conta única e exclusivamente o futebol. Os jogadores do Avaí já disseram a que vieram. O respeito à instituição Avaí é uma verdade. Com problemas salariais, foram dignos, honraram a camisa azurra. Foram homens de caráter, profissionais de primeira linha, e mais do que ninguém precisam ser lembrados como heróis da Ressacada. Na vitória ou na derrota, com ou sem salário em dia, este é um grupo de homens e boa índole.

É o cara

Acima de todos e na condição de comandante, Claudinei Oliveira precisa ser lembrado, reverenciado, enaltecido pelas convicções dele. Recebeu muitas críticas e todas superou. Mandou alguns recados, com jeito tímido e inocente, sem ofender ninguém. Combateu o bom combate na defesa das escolhas dele e estava certo. Mais uma vez, trouxe o Avaí ao momento crucial da classificação. Reclamem ou critiquem-no, mas ele está na história do Avaí. É da democracia o elogio ou a crítica. Ele não passaria imune, mas o valor e a importância dele têm que ser respeitados. 

E a torcida?

Chegou a sua vez, torcedor avaiano. A torcida do Avaí sabe dar brilho ao espetáculo, fazer uma festa para o Brasil ver. Festa e futebol, com respeito ao protocolo das autoridades da saúde. Tudo precisa ser obedecido. E futebol, gente. Nada mais do que isso. 

O jogo

Qualquer que seja o time que vai a campo neste domingo, dia 28, será o Avaí. Com ou sem desfalque, pouco importa. Vale a camisa neste momento. Para o time do Maranhão apenas o cumprimento de tabela, pois já garantiu a permanência na Série B de 2022. Não se iludam, tem o bichinho extra dos interessados.

Continua depois da publicidade

Garantia

Disse algumas vezes durante a semana que o nome bom, teoricamente, para dirigir este jogo seria o de Marcelo de Lima Henrique. A CBF entendeu da mesma forma. Experiência, credibilidade, bom momento e conhecedor da matéria, com critérios firmados nas atuações, Marcelo tem tudo para fazer um grande jogo.

Giro Total

> Ao vivo:

Como aquecimento para o Estadual, neste domingo, dia 28, a NSCTV transmite para todo Estado o duelo Avaí x Sampaio Corrêa, às 16h. A partir de 12h, a CBN Diário estará com microfones abertos.

> Sensibilidade:

O trabalho feito por Avaí e FCF junto ao governo do Estado foi bem recebido. Houve sensibilidade das autoridades. Que o torcedor faça a parte dele, respeitando todas as determinações da saúde.

> Aposta:

E o Figueirense jogou diferente. Foi buscar um técnico pouco conhecido, mas de bons trabalhos em clubes intermediários. Junior Rocha chega ao Alvinegro com a esperança de dias melhores. Só o tempo dirá.

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Confira outras colunas de Roberto Alves

> Máscaras não serão mais obrigatórias em ambientes abertos em SC

> Capturada a maior espécie de cobra venenosa do Norte de SC

> Italiano passa 15 anos acreditando que namorava a modelo Alessandra Ambrósio