O acesso ao túnel duplo da duplicação da BR-280 será por meio de viadutos, também em obras. As estruturas estão na fase de instalação dos pilares e fabricação das vigas, inclusive usando o túnel como “canteiro de obras”. As construções fazem parte do lote do contorno de 24 km da rodovia – será um novo traçado na região de Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder. A duplicação da estrada entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul tem ainda outros dois lotes.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O túnel duplo do Morro do Vieira tem 1.060 metros em um dos sentido e 1.005 metros no outro. O pavimento será de concreto. Paralelo à construção da estrutura, estão em andamento as obras de acesso, os viadutos. Serão utilizadas 220 vigas. As peças estão sendo feitas em espaços do túnel, para depois serem levadas ao local de instalação.

Confira imagens das obras

Há mais viadutos a serem construídos após o túnel, no sentido para Corupá. As obras serão realizadas nos km 67 e 69 e no ponto final do contorno, no “encontro” com o atual traçado da BR-280. O lote 2.2 é o de maior custo da duplicação da rodovia, com contrato de R$ 993,4 milhões. Até agora, foram executados 67%. O segmento deverá ficar pronto no final de 2027, conforme previsão do DNIT/SC. A liberação será de todo o lote de uma só vez, sem etapas.

Continua depois da publicidade

Confira imagens das obras do túnel duplo

Novos dados do Censo 2022 trazem “alerta” a Joinville sobre o que falta em infraestrutura

Quando vai ficar pronto o Palácio das Orquídeas, em SC

Lote mais “complicado” de duplicação de rodovia federal em SC terá pedido de estadualização

Edital para obras de R$ 324 milhões de dragagem de canal e alargamento de praias em SC tem mudança

“Manifesto” com pedido de mudança em regra do ICMS em SC tem adesão de 194 prefeituras

ANTT autoriza mais uma faixa em um dos principais acessos de Joinville

Quanto vai custar a construção de ponte de quase mil metros em obras em SC