A Águas de Joinville contratou a Fipe para a preparação da primeira parceria público-privada (PPP) do saneamento básico na cidade. O serviço será para a prestação de serviços na modelagem técnica, econômica e jurídica da instalação da rede de coleta e tratamento de esgoto na Vertente Leste (região do Aventureiro). O trabalho, contratado por R$ 2 milhões, terá de ficar pronto em 18 meses. A Fipe também está prestando consultoria, nesse caso para a prefeitura de Joinville, para a preparação da licitação do transporte coletivo.
Continua depois da publicidade
> Câmara derruba veto e Joinville terá nova lei sobre piso tátil em calçadas
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A área de abrangência da Vertente Leste é formada pelos bairros Aventureiro, Iririú e Jardim Iririú, com 120 mil moradores. A PPP foi a estratégia escolhida para tentar antecipar a instalação da rede de esgoto na região, inicialmente prevista para começar em 2027. Com a concessão, há chances de início das obras entre 2024 e 2025.
Até hoje, Joinville não tem nenhuma PPP. No final do governo Tebaldi (2002-2008), chegaram a ser lançados editais no saneamento, mas não houve a contratação dos serviços. A transferência da gestão do complexo da Expoville para a iniciativa privada, em 2011, se trata de uma concessão de direito de uso. Além do saneamento, está em andamento estudos para PPP na iluminação pública.
Continua depois da publicidade
> Plano para retomar duplicação em avenida de Joinville prevê trecho de 500 metros
> Reforma de ginásio em Joinville vai avaliar ampliação “oficial”
> Edital da prefeitura de Joinville troca a cesta básica pelo cartão
> Novas despesas de Joinville vão ajudar a pagar “conta” de R$ 160 mi na educação
> Sem multa, lei em Joinville sobre religiosos em hospitais passa a valer