A Águas de Joinville quer contratar a empresa para a construção da nova estação de água da cidade neste ano, com início das obras em 2023 e conclusão entre o final de 2024 e início de 2025. A nova unidade de tratamento, junto ao rio Piraí, vai atender principalmente a região Sul, além da possibilidade de fornecimento para municípios próximos, como Araquari e Balneário Barra do Sul.
Continua depois da publicidade
> Por enquanto, Joinville mantém suspensão de lei municipal ambiental
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A área escolhida fica em estrada rural na região Sul, perto da BR-101, na região do Eixo de Acesso Sul. A Águas de Joinville tem a outorga para captar 678 litros por segundo, mas já tenta a autorização para a ampliação para 1.386 l/s. Em uma comparação, a estação do rio Cubatão tem capacidade de produção de 1.850 l/s. A estação em operação no rio Piraí, em ponto distante do local planejado para a nova estrutura, pode chegar a 500 l/s.
O investimento no sistema da nova estação, incluindo adutoras e reservatório, deverá passar de R$ 50 milhões. A companhia de saneamento busca fontes de financiamento. Para assegurar o início das obras, há reserva de recursos próprios.
Continua depois da publicidade
O atendimento da região Sul de Joinville é o foco da nova estação. Áreas dos bairros ainda sofrem intermitências no abastecimento. Também há interesse na atuação metropolitana. Hoje, já há contratos de fornecimento com Araquari (Itinga) e Garuva (Estrada Palmeiras). Estudos em andamento, com articulação da Amunesc, sobre as possibilidades de iniciativas integradas entre os municípios no saneamento básico.
> Após dois anos de pandemia, quais os desafios que Joinville precisa enfrentar em 2022
> Por que Joinville e região tiveram mudança na matriz para coronavírus
> Sem surpresa, novo traçado do trem em Joinville continua sem dinheiro
> Duplicação da BR-280 teve repasse de R$ 7,2 milhões do Estado neste ano