A proposta de ampliação da tarifa de esgoto em Joinville está entrando na semana decisiva. O plano em estudo pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) e a Águas de Joinville prevê elevação de 80% para 100% da tarifa do esgoto em relação à conta de água.

Continua depois da publicidade

Na terça, a Câmara de Vereadores ouve representantes da agência e da companhia sobre o aumento em estudo. No dia seguinte, é a vez da audiência pública marcada pela Aris para a apresentação da revisão tarifária, na sede da Amunesc, a partir das 18h30min.

A alegação para a nova tarifa do esgoto é a ampliação dos custos da companhia a partir de 2019 com ativação de nova estação de tratamento e os investimentos na ampliação da rede de coleta. Hoje, a cobertura chega a 34% da cidade. A meta é chegar a 95% em até 30 anos. A revisão também prevê reajuste anual da tarifa de água pelo índice da inflação pelos próximos quatro anos.

Prefeito Udo Döhler, de Joinville, vê ampliação da tarifa do esgoto como necessária

As críticas à ampliação da tarifa começam pelo dia da audiência, uma véspera do feriado, e se estendem à qualidade do serviço de coleta até ao fato da companhia de saneamento ser lucrativa (só no ano passado, a prefeitura de Joinville, dona da Águas de Joinville, recebeu R$ 22,8 milhões referentes a uma fatia do lucro). O Observatório Social do Brasil no município fez pedido à prefeitura e à Aris para que a audiência seja realizada no dia 21.

Continua depois da publicidade

Ainda não houve manifestação sobre o pedido e a reunião continua marcada para quarta. A Acij analisa a questão nesta segunda. Outras entidades locais também devem analisar a questão na próxima semana.

 

Leia também:

Entenda como vai ficar o ensino integral de Joinville em 2018