nsc
    nsc

    NO PIRAÍ

    Cachoeira de rio “some” em Joinville com estiagem

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    06/11/2020 - 10h19 - Atualizada em: 06/11/2020 - 14h35
    Cachoeira do rio Piraí em Joinville tem 160 metros de altura
    Cachoeira do rio Piraí em Joinville tem 160 metros de altura (Foto: Rodrigo Galdino, arquivo pessoal)

    A estiagem em Joinville nos últimos meses está levando a cachoeira do rio Piraí a quase “sumir”, se mantendo apenas um filete d'água. A queda, conhecida como Salto do Piraí, ao lado de pequena hidrelétrica da Celesc instalada no final da Estrada do Salto tem 160 metros de altura. A foto do biólogo Rodrigo Galdino, publicada pela coluna, é desta quinta-feira. No entanto, a redução no nível do rio ainda não está afetando a produção da estação de água em operação em local a montante (antes) da cachoeira. Mas há outros impactos.

    > Internações por coronavírus em Joinville voltam a subir

    > "Cenário é preocupante", diz secretário de Agricultura sobre estiagem em SC

    > ​> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    O rio Piraí já forneceu entre 30% e 35% da água consumida em Joinville, mas passou a responder por uma parcela de 25% do abastecimento após a ampliação da estação do rio Cubatão, a outra unidade de tratamento de água da cidade. A estação do Piraí neste momento está na produção normal, apesar da estiagem.

    O impacto maior ocorre na estação do Cubatão, ainda que a produção esteja normalizada: mas a redução do nível provocou fenômeno de algas, o que provocou odor e gosto na água. A Águas de Joinville garante que a água é apropriada ao consumo, mas passou a utilizar carvão ativado no tratamento para evitar os efeitos das algas. A companhia informou nesta semana que houve queda no mês passado nas reclamações de falta d’água em Joinville. A comparação foi feita com o mesmo período em anos anteriores.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas