O número de internados por causa do coronavírus em Joinville teve elevação nesta quinta-feira, chegando a 42. São 22 pacientes em UTI e os demais em enfermarias, em dado referente aos hospitais públicos e privados. No boletim anterior, da última quarta-feira, eram 37. A Secretaria de Saúde de Joinville não aponta a elevação como agravamento da pandemia, mas sinal de alerta, já que houve aumento de casos ativos de Covid-19 nos últimos dias.
Continua depois da publicidade
> Por que Joinville ainda não prevê ampliar medidas de restrição sobre coronavírus
> Volta para o “grave” na matriz: Joinville “não muda nada” até terça; aulas estão mantidas
A secretaria vai aguardar pelos resultados dos indicadores dos próximos dias, principalmente até segunda-feira, para ter uma análise mais apurada da pandemia. Nesta semana, por causa do crescimento dos casos ativos, Joinville e região tiveram piora na matriz de risco do governo do Estado, passando de situação de risco “alto” para “grave”.
Nos últimos 20 dias, o contingente de pessoas internadas por causa do coronavírus tem oscilado entre 35 e 50 pacientes. O número atual, com 42 pacientes, é o mais alto em duas semanas, ainda que as variações não sejam significativas. No entanto, o indicador mostra que a tendência de queda iniciada no final de agosto não está se mantendo: o cenário é de estabilização, com risco de agravamento.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, a Secretaria de Saúde de Joinville não pretende adotar novas medidas de restrição – o planejamento prevê aguardar pelos indicadores da próxima semana. A atualização desta quinta-feira mostrou que 23.672 casos desde o início da pandemia, com 371 mortes. O boletim da prefeitura de Joinville cita 22.675 recuperados.