A Câmara de Joinville aprovou moção favorável à criação de comitê de crise para planejamento de ações emergenciais para ampliar o atendimento na pediatria. A proposição não tem força de lei, é uma sugestão. Na sessão, os vereadores apontaram a dificuldade para atender a toda a demanda, principalmente por causa do aumento da demanda e da dificuldade de contratação de médicos. A moção sugere a participação das secretarias de Saúde de Joinville e de Santa Catarina no comitê, além da prefeitura e Hospital Infantil.

Continua depois da publicidade

> Quase 140 mil pessoas em Joinville estão aptas a tomar a dose de reforço contra a Covid

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O autor da moção, o vereador Cassiano Ucker se baseou no comitê de crise formado para o enfrentamento da Covid. Também médico, Cassiano alegou que a população vem enfrentando dificuldades no atendimento em pediatria, com maior tempo de espera. “Se nada for feito, essa dificuldade que hoje se observa vai aumentar em muito”, afirmou o vereador, em referência à chegada do período de temperaturas mais baixas. Cassino reconheceu a complexidade do tema. “Não existe saída fácil, nossa ideia é que o Executivo crie um grupo para discutir o planejamento na pediatria”.

No final de março, o Hospital Infantil, estabelecimento estadual sob gestão de organização social, divulgou comunicado citando a sobrecarga no pronto-socorro, admitindo maior tempo de espera pelo atendimento. Duas semanas depois, foi a vez de a prefeitura alegar aumento de 62% nos atendimentos em pediatria na cidade em relação ao mês anterior. A rede pública de atendimento na pediatria é formada por 22 postos com atuação na especialidade, além da UPA Leste (Aventureiro) e o próprio Infantil.

Continua depois da publicidade

O índice é baseado na comparação entre os meses de março e fevereiro. O maior registro de viroses foi apontado como principal causa. A prefeitura alega dificuldade de contratação de pediatras, com procura insuficiente nos processos seletivos abertos nos últimos anos. Foi apontada a contratação, em andamento, de médicos aprovados em recente concurso para o Saúde da Família como forma atender a demanda.

> Déficit nos ônibus em Joinville entre 2019 e 2021 também está na Justiça

> Como prorrogação de contrato em Joinville vai oferecer espaços para catadores

> Perto de iniciar, debate sobre reajuste dos servidores de Joinville tem pré-pauta

> Justiça nega liminar à prefeitura de Joinville na ação sobre bloqueios

​> O que mais provoca reclamações na ouvidoria da prefeitura de Joinville