A Fiesc está buscando a ampliação dos recursos para as rodovias federais em Santa Catarina no orçamento da União para 2026. Em documento enviado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a entidade compara o montante previsto na proposta encaminhada ao Congresso Nacional com anos anteriores e alerta sobre o risco de “comprometimento” no cumprimento de prazo em obras estratégicas no Estado. O orçamento deverá ser votado até dezembro.
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BR-280 está em duplicação na região de Jaraguá
O levantamento da Fiesc apontou a reserva em torno de R$ 500 milhões para obras e manutenção de rodovias federais em 2026, a encargo do DNIT. O ofício enviado ao ministro cita a dotação “histórica” de 2023, com R$ 1 bilhão, e os montantes de 2024 (R$ 780 milhões) e de 2025 (R$ 652 milhões). Ou seja, a proposta para 2026 tem decréscimo em relação aos anos anteriores. Os recursos estão previstos para as duplicações das BRs 280 e 470 e obras nas BRs 163, 282 e 285, além de manutenção da malha federal, em geral.
“Essas rodovias são fundamentais para a competitividade de Santa Catarina, na geração de renda, arrecadação de tributos, manutenção e criação de empregos”, alegou o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, conforme divulgado pela entidade. Além do documento enviado ao ministro, a federação está em contato com senadores e deputados para reforço do orçamento.
“A Fiesc está mobilizando os parlamentares catarinenses e defende que eles apresentem emendas para garantir os recursos necessários à continuidade de obras já iniciadas e com prazos de conclusão atrasados há muitos anos”, afirmou Seleme.
Os números
Fiesc quer reforço no orçamento de 2026
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Duplicação da BR-280
Quanto precisa*: R$ 209 milhões
Valor previsto: R$ 80 milhões
Duplicação da BR-470
Quanto precisa*: R$ 200 milhões
Valor previsto para 2026: R$ 50 milhões
Ampliação da BR-163
Quanto precisa*: R$ 30 milhões
Valor previsto para 2026: R$ 20 milhões
Obras de contenção na BR-285 – Serra da Rocinha
A Fiesc aponta o montante de R$ 327 milhões como suficientes para a manutenção e conservação das rodovias federais, mas solicita inclusão de R$ 51 milhões para as obras na BR-285
BR-282 – terceiras faixas
A Fiesc quer garantia de recursos suficientes para a implantação de terceiras faixas no segmento entre Palhoça e Alfredo Wagner. O projeto deve ficar pronto em março de 2026. A proposta reserva R$ 20 milhões.
*Estimativa da Fiesc conforme andamento dos trabalhos e capacidade de execução
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