A Águas de Joinville está analisando cinco possíveis novos pontos de captação de água no rio Cubatão, para fornecimento para a maior estação de tratamento da cidade. As sugestões foram apresentadas em estudo contratado pela companhia após o acidente do início do ano passado. Houve vazamento de produto químico em rios na Serra Dona Francisca, situação que levou à paralisação da estação do Cubatão por 20 horas, em medida de precaução.

Continua depois da publicidade

Os mananciais de Joinville

O novo local de captação, caso venha a ser instalado, não vai substituir o atual ponto utilizado pela estação de tratamento: em entrevista à CBN Joinville, o diretor-presidente da companhia, Sidney Marques de Oliveira Júnior, afirmou que eventuais novos pontos seriam de acionamento em situações excepcionais, como a ocorrida no vazamento de janeiro de 2024, na SC-418. Na prática, serviriam de “backup”.

Os pontos sugeridos estão em fase de avaliação. Um novo local de captação demanda estrutura própria, com adutora até a estação e instalação de bombas. Critérios como facilidade de acesso, necessidade de desapropriações, acesso à energia elétrica, complexidade para as obras e manutenção, entre outros, também são levados em conta.

Cidade do Litoral de SC que dobrou população em 15 anos terá primeiro prédio de maior porte

Águas de Joinville busca aval para atuação em outras cidades

Continua depois da publicidade

Nova duplicação em Joinville tem chance de começar em outubro

Construção de elevado perto de túnel duplo em obras em SC tem lançamento de vigas

Após quase duas décadas, PPP volta a ser proposta em Joinville; contrato será bilionário

Ponte dupla de quase mil metros em obras em SC será “separada” por 45 cm

Como usina vai “eliminar” 110 toneladas de lixo por dia em SC; imagens mostram unidade por dentro