Com alta na procura pela testagem, a Secretaria de Saúde de Joinville está reservando a compra de até 400 mil testes antígenos, utilizados na detecção do coronavírus. A licitação é um pregão eletrônico, com registro de preço – não significa que necessariamente os testes serão comprados na quantidade máxima, mas a reserva é feita em caso de necessidade. O fornecimento deve iniciar em abril. Desde o início da pandemia, Joinville aplicou 228 mil testes para a Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville aponta por que mantém aulas presenciais
> “Lockdown no Brasil ainda não aconteceu”, diz secretário de Saúde de SC em visita a Joinville
> Custeio de mais leitos de UTI em Joinville tem origem em acordo em ação de 2016
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Continua depois da publicidade
Joinville começou a utilizar o teste antígeno na rede pública no final do mês passado. O exame é realizado em pacientes com sintomas. A alternativa passou a ser oferecida porque o diagnóstico sai em até uma hora. O outro teste feito em pessoas sintomáticas, o PCR, tem resultado divulgado em até dez dias, com processamento feito em laboratório estadual, em Florianópolis.
A procura pelo novo teste foi surpreendente e os estoques estão praticamente no fim. Além do agravamento da pandemia, a condição de oferecer resultado na hora ajudaram a aumentar a demanda. O prefeito Adriano Silva citou a procura pelo antígeno em balanço sobre as ações do município no enfrentamento da pandemia.