Joinville está com déficit de 30 médicos para atendimento em postos de saúde. A atualização sobre a demanda, referente ao programa Estratégia Saúde da Família, foi feita nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde de Joinville em reunião na Câmara de Vereadores. Os processos seletivos efetuam as contratações dos médicos, mas nem toda a demanda nos postos de saúde é atendida por causa dos pedidos de encerramento de contratos. A secretaria acredita que, com o concurso, a rotatividade será reduzida.
Continua depois da publicidade
> Proposta na Câmara de Joinville quer obrigar prefeitura a atender emendas na saúde
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O número já foi maior, de 43 profissionais, mas a secretaria acredita que a redução mais expressiva do déficit só vai ocorrer quando for realizado o concurso público para contratação de médicos de forma efetiva. A expectativa da prefeitura de Joinville é lançar concurso específico para médicos para o Saúde da Família em até 60 dias.
Nos últimos seis anos, a prefeitura tem aberto a contratação de funcionários somente de forma temporária, por meio de diferentes modalidades. A única exceção foi registrada na contratação de guardas municipais. No caso dos médicos, foram cinco processos seletivos somente neste ano, além dos atos emergenciais. Duas das 163 equipes do Saúde de Família foram descredenciadas por causa da falta de profissionais.
Continua depois da publicidade
> Com 12 mil ausentes, Joinville abre reagendamento para segunda dose de vacina da Covid
> Proposta na Câmara de Joinville quer obrigar prefeitura a atender emendas na saúde
> Planos para o Centro de Joinville incluem travessa e “Quadra da Cultura” na Quinze
> Cadastro recebe mais registros e Joinville tem 22,5 mil pessoas na extrema pobreza
> Cidade que mais cresceu em SC, Araquari alega avanço ainda maior