Uma experiência desenvolvida em São Francisco do Sul será levada para mais locais de pesca pelo País, em iniciativa de preservação das toninhas, uma espécie de golfinho ameaçado de extinção. Por meio de pesquisadores do Projeto Toninhas do Brasil, serão instalados alarmes acústicos em redes de pesca, uma forma de alertar os golfinhos e reduzir o risco da captura sem intenção.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As toninhas têm hábitos costeiros, por isso o maior risco da pesca acidental. Estudos apontam estimativa de 7 mil animais com habitat na costa entre Santa Catarina e São Paulo. Os testes foram realizados de São Francisco do Sul, sede do Projeto Toninhas, mantido pela Univille. Um dispositivo movido à bateria, o pinger, é instalado junto às redes e emite um sinal ultrassônico, alertando os golfinhos sobre as redes.

“Quando o pinger está ligado, as toninhas se mantêm a uma distância de no mínimo cem metros, e quando ele é desligado elas retornam à área poucos minutos depois. Agora nos resta entender como o pinger irá funcionar em situações reais de pesca”, afirmou o pesquisador Renan Paitach, conforme a assessoria do Projeto Toninhas do Brasil. Os testes realizados em ambientes controlados tiverem resultados “satisfatórios”. Agora, a tecnologia está sendo levada para outros locais da costa, com uso dos aparelhos nas redes em comunidades do Paraná, São Paulo e Sul de Santa Catarina (neste caso, em parceria com a Udesc).

A coordenadora do Toninhas do Brasil, a bióloga Marta Cremer, aponta a iniciativa como “grande avanço” na busca pela conservação da espécie, mas reforça a necessidade de unir diferentes medidas, como ordenamento pesqueiro e outras políticas públicas, além do uso da tecnologia. Com um conjunto de iniciativas, a atuação do Toninhas do Brasil se estende em 14 comunidades em três Estados, em parceria com a Petrobras.

Continua depois da publicidade

Em ofício, Prefeitura de Joinville reforça pedido ao Estado de repasse a hospital

Restauro do Moinho Joinville está perto de começar

Como foi a expansão do emprego em Joinville nas últimas duas décadas

Implantação de ciclofaixa em Joinville poderá ter acordo com MP

Areninha de Joinville teve projeto há 15 anos; ginásio foi tema em sondagem

Fatiada e com custo de R$ 375 mi, Beira-mangue será mantida no Plano Viário de Joinville

Destaques do NSC Total