A Beira-mangue está prevista na proposta do novo Plano Viário de Joinville, enviada pela prefeitura à Câmara há duas semanas. O projeto conta com 13 intervenções no eixo previsto para a avenida, entre ampliações em ruas existentes e novas ligações. No entanto, não há previsão de obras neste momento: a Beira-mangue foi mantida como uma diretriz de planejamento, não há obrigatoriedade de sair do papel. A estimativa de custo para a implantação proposta no plano é de R$ 375 milhões.
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No projeto do Plano Viário, Beira-mangue é tratada de forma mais conceitual, como um conjunto de vias entre as zonas Sul e Leste de Joinville. Não se trata de uma única avenida vizinha de manguezais. Uma das propostas é de abertura de uma ligação de 3,7 km, enquanto as demais são referentes às ampliações de ruas já existentes.
O novo acesso ao Espinheiros, pela Agostinho dos Santos, por exemplo, está no pacote, ainda que não esteja exatamente no traçado previsto pela Beira-mangue. As ampliações na rua Graciosa estão na mesma situação: as intervenções no entorno fazem parte do sistema viário envolvendo a futura avenida.
A Beira-mangue tinha previsão de avenida com mais de 12 km entre o Sul e Leste de Joinville. A ligação inicial era entre a ponte do Trabalhador e o aeroporto. A proposta foi ampliada e passou a ser mais conhecida como Eixo Ecológico Leste. Há trechos implantados, de forma fragmentada, em parte já existentes antes mesmo do projeto. A ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista faz parte do traçado.
A alegação para a avenida não ter sido implantada em toda a extensão é a tradicional na cidade, a falta de recursos para as desapropriações. De forma mais vaga, há queixas sobre dificuldades de licenciamento. A proposta do Plano Viário mantém a Beira-mangue no radar da prefeitura, ainda que a previsão legal não seja garantia de execução das obras.
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