Ainda sem data definida, a prefeitura de Joinville pretende realizar uma consulta pública para apresentar a proposta de novo binário da zona Sul. O trânsito em mão única seria adotado entre as ruas Monsenhor Gercino e Florianópolis, duas das vias mais movimentadas no Sul da cidade. A consulta ainda não foi marcada porque está sendo definido o formato final da intervenção a ser proposta. O binário está previsto no plano de governo de Adriano Silva.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O binário da Monsenhor Gercino vem sendo discutido desde o início dos anos 2000. A mudança traz mais fluidez, mas há situações a serem enfrentadas, como a maior distância ser percorrida pelos usuários de ônibus após o embarque ou desembarque em áreas onde as duas vias estão mais distantes. Em 2015, as requalificações das ruas envolvidas foram incluídas no PAC da Mobilidade, com previsão de binário ao final das obras. No entanto, o uso do empréstimo foi concluído sem que as vias fossem contempladas.

A Secretaria de Planejamento Urbano fez uma série de simulações sobre os impactos no trânsito com o binário. Na maioria dos casos, há redução de tempo nos trajetos. Mas ainda falta definir a extensão do binário e eventuais alterações em ruas transversais, por exemplo. Após tais definições, a proposta será apresentada à comunidade e à Câmara.

Sargento Lima prevê candidato próprio do PL em Joinville em 2024

Continua depois da publicidade

Plano Viário de Joinville quer exigir futuras redes subterrâneas a um metro de profundidade

Proposta de “condições especiais” temporárias às startups chega à Câmara de Joinville

Como Operação Mensageiro “supera” Et Pater Filium

Obras da Ponte Joinville podem ficar para o início de 2024

Instituto recebe pedido para encontrar capivara em Joinville

Destaques do NSC Total