Joinville está buscando reforçar o peso da logística na economia da cidade. A iniciativa mais recente é a proposta de redução do ISS do setor, em análise na Câmara de Vereadores, mas há outras ações, como a regulamentação da área de expansão urbana Sul, novo distrito industrial na Zona Sul e, há mais tempo, a permissão de mais atividades nas margens da BR-101 na região Sul. As medidas não são exclusivamente para armazenamento, movimento de cargas e serviços rodoviários, entre outros, mas atendem também ao segmento. Além disso, há foco vinculado à zona Sul da cidade, para maior proximidade com o local de moradia dos trabalhos.

Continua depois da publicidade

Expansão Sul pode virar polo intermodal

A proposta da prefeitura de Joinville de reduzir o ISS da logística de 2% para 5% é para aumentar a competividade e atrair mais investimentos da atividade, além de segurar os empreendimentos já instalados. Cidades da região já praticam alíquotas menores. A cidade quer aproveitar melhor a localização, junto às BRs 101 e 280, proximidade com quatro portos e atendida por ferrovia. O projeto deve ser votado nos próximos dias e aplicação será válida para todas as regiões da cidade onde a atividade é permitida.

A permissão de mais atividades econômicas em faixa de 800 metros de cada lado da BR-101 foi uma forma de atender a demanda da expansão do setor, além de deixar a utilização dos espaços mais equilibrada com Araquari, onde as áreas foram liberadas há mais tempo. A mudança foi adotada há cinco anos.

A recente regulamentação da área de expansão urbana Sul, com 3,2 mil hectares, libera mais áreas privadas para investimentos em logística e indústria, com permissão para outras atividades. Mas o foco são os condomínios industriais, com atuação também na logística. Também neste ano foi regulamentada uma série de incentivos fiscais para instalação de empresas, incluindo do setor, em região do bairro Paranaguamirim, na zona Sul, onde foi implantado loteamento industrial privado.

O que tem antes da cachoeira: tour virtual mostra como é região da usina hidrelétrica mais antiga de SC

Continua depois da publicidade

Concessão de canal de porto em SC chega ao TCU; proposta prevê navios de até 400 metros

Volta das obras na ferrovia do viaduto “mesa de sinuca”, em SC, vai precisar de mais recursos

Obras de duplicação de rodovias federais em SC vão precisar de “reforço” no orçamento

Proposta de R$ 95 milhões para implantação de novo binário em Joinville é selecionada pelo PAC

População de três cidades vizinhas em SC cresce 120% em 15 anos

Joinville terá doação de R$ 22 milhões em programa para alunos migrantes