O processo de concessão do canal de acesso ao Porto de Itajaí foi enviado ao Tribunal de Contas da União pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Cabe ao TCU a avaliação prévia. Com a modelagem, serão realizados investimentos e serviços de manutenção, como dragagem para ampliação do calado a partir do quarto ano da concessão – o que vai permitir o porto receber navios de até 400 metros, extensão dos maiores cargueiros em operação no mundo. O leilão deve ser realizado no primeiro semestre de 2026, conforme estimativa da Secretaria Nacional de Portos.
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Imagens do Porto de Itajaí
“Com a concessão de canais de acesso, conseguimos reduzir a burocracia para realização de dragagens e garantir previsibilidade para os operadores. Isso acaba reduzindo custos e tornando nossos produtos ainda mais competitivos”, alegou o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, conforme divulgado na sexta-feira pelo ministério.
O modelo de concessão do canal já tem leilão marcado para outubro, para o Porto de Paranaguá. Conforme o ministério, a empresa que vencer o certame para o terminal do Paraná ficará encarregada da ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura do canal. A ampliação do calado será de 13,1 metros para 15,5 metros. A modelagem de concessão está sendo preparado para outros portos no País.
Para os portos da baía da Babitonga, o aprofundamento do canal externo, também para permitir movimentação de cargueiros de maior porte, adotou outro modelo, também inédito. As obras de R$ 324 milhões serão bancadas pelo Porto Itapoá, em antecipação de tarifas portuárias. A dragagem foi licitada pelo Porto de São Francisco do Sul e o contrato está em execução, na fase da elaboração de projeto. A remoção de sedimentos deve começar no final do ano.
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