A retomada das obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul ainda em 2026 é improvável se não houver ampliação dos recursos. A proposta de orçamento do governo federal para o ano que vem, enviada na sexta-feira ao Congresso, prevê R$ 1,2 milhão para volta dos trabalhos, paralisados desde 2011. Para uma construção com custo acima de R$ 300 milhões, o valor é reduzido demais para assegurar a retomada. O montante ainda pode ser ampliado até a aprovação do orçamento, com remanejamentos ou emendas, mas como se trata de obra ainda a ser licitada, o mais provável é que o recurso não seja alterado.

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O contorno de São Francisco do Sul é um novo traçado de 9 km da ferrovia de acesso ao porto. A meta é retirar, em grande parte, a passagem dos trens da área urbana da cidade. O pacote todo chega a 30 km de linha férrea, incluindo rotas das composições em pátios. Ainda há 9,2 km de vias rodoviárias, inclusive com viaduto. Uma dessas obras fica na SC-415, com construção inacabada parada desde 2011, assim como o restante do contorno. Houve paralisação, assim como ocorrido no contorno de Joinville, por causa da necessidade de revisão do projeto.

O viaduto na rodovia estadual, conhecido, de forma irônica, como “maior mesa de sinuca do mundo” por causa do formato retangular, foi interditado no mês passado. Neste momento, o DNIT avalia como deve ser feita a recuperação da estrutura. A demolição não foi aceita porque está mantido o plano de utilização do viaduto no futuro contorno.

No final de 2023, o DNIT lançou o edital para contratar a retomada, na modalidade integrada, com projeto e obras na mesma licitação. No entanto, a concorrência acabou cancelada. Novo certame está em preparação, mas de publicação improvável enquanto os montantes previstos no orçamento estiverem reduzidos. Há ainda a possibilidade, remota, de inclusão na renovação da concessão da Malha Sul, em obra a ser executada pela concessionária.

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