O transporte coletivo de Joinville tem R$ 16,4 milhões pagos por usuários em passagens ainda a serem utilizadas. A maior parte desse montante é formada, provavelmente, por aquisições recentes no cartão, incluindo o vale-transporte, com uso nos próximos dias ou semanas. Há uma parcela ainda de passes retornáveis adquiridos há mais tempo. O decreto sobre o tema não especifica os períodos de aquisição. O valor é flutuante.

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

O cálculo sobre as passagens vendidas e ainda não utilizadas foi solicitado pela prefeitura de Joinville às concessionárias. O montante, com o dia 19 de julho como referência, foi divulgado em decreto publicado na sexta passada pelo município, com as regras de “transição” das passagens já vendidas para o novo sistema de transporte coletivo, a ser licitado no próximo ano. O decreto também traz as normas de “compensação” entre empresas operadoras do sistema.

Como a apuração é de mais de quatro meses atrás, parte das passagens sem uso naquele momento já foram utilizadas, assim “entraram” novas passagens desde então, ainda sem uso. Ou seja, o valor é flutuante. As passagens compradas e não utilizadas terão validade de 180 dias após a assinatura do novo contrato de concessão, o que deve ocorrer, evidentemente, somente após a conclusão da licitação a ser lançada em 2024. No caso da vale-transporte, será possível, após esse prazo, a troca por passagens do novo sistema.

Edital para projetos em Joinville prevê viadutos, mas obras ainda não estão nos planos

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez, Joinville teve a venda de mais mil apartamentos novos em um só trimestre

Novo elevado de Joinville tem, mais uma vez, nova data para ficar pronto

“Esquecidas”, obras do Mathias têm convênio ampliado até 2025; prazo terá de ser maior

Como será a ampliação de tradicional supermercado em Joinville

O que busca a representação sobre acordo da dívida do ônibus em Joinville

Câmara de Joinville aprova prazo maior para contratos de servidores temporários

Destaques do NSC Total