Em nova mudança de planos sobre o futuro do imóvel, a prefeitura de Joinville revogou a cessão de uso e reassumiu o prédio do antigo colégio Conselheiro Mafra, onde escola estadual funcionou até 2012. A próxima etapa será a elaboração de projeto de restauração da construção (o prédio mais antigo é tombado pelo patrimônio histórico). Na fase seguinte, será instalada uma escola no local.

Continua depois da publicidade

> Prefeitura de Joinville prevê expansão e pede mais uma subestação

​​> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Nos últimos dez anos, desde a desativação da escola, houve uma série de planos para a reutilização do imóvel. Uma reforma chegou a ser anunciada pela Secretaria de Estado da Educação em 2011, antes da desativação. A restauração divulgada no ano do centenário não saiu do papel. Na sequência, surgiu uma confusão.

A então Secretaria de Desenvolvimento Regional foi preparar a documentação para a cessão do imóvel da escola e descobriu que o terreno ainda estava no nome da prefeitura: o município havia cedido a área ao Estado no início do século passado, mas nunca formalizou a cessão. A solução foi criar uma lei para doar formalmente em 2015.

Continua depois da publicidade

Como dono efetivo do imóvel, o Estado fez uma cessão ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Mas a instalação de um novo campus não foi adiante e o governo do Estado chegou a ensaiar a ocupação do imóvel por órgãos estaduais. Na troca de governo, não houve interesse e a Conselheiro Mafra voltou para o município.

Em 2019, houve a cessão para entidade, com objetivo de construção de um centro do voluntariado. A pandemia atrasou os trabalhos e as obras não foram iniciadas. Desde o começo de 2022, a prefeitura já vinha estudando a retomada do antigo colégio. No termo de revogação, foi citado “relevante interesse público” e concordância da permissionária. Não há cronograma definido para a instalação da nova escola de ensino fundamental.

> Joinville cria quase mil vagas em agosto e serviços mantêm liderança

> Joinville terá R$ 6,4 milhões para ônibus; repasse pode ajudar no subsídio

> Mudança em lei de hortas comunitárias tem veto em Joinville

> Decisiva para volta das obras, nova perícia será feita no Mathias, em Joinville

> Ainda longe do desassoreamento, rio Cachoeira passa por roçada em Joinville

> Atualização mostra Joinville com 652 km sem pavimentação; zona Sul tem maior déficit