A situação do canal do acesso ao mar está sendo considerada “crítica” pela prefeitura de Balneário Barra do Sul por causa do assoreamento. Na sexta-feira, a Defesa Civil emitiu alerta sobre as condições da boca da barra, com aviso sobre o assoreamento severo. “Está muito difícil, em situação crítica”, diz o prefeito Ademar Borges (PSD), em referência às dificuldades de navegação de embarcações pesqueiras e de turismo. O município está em tratativas com o governo do Estado para ações emergenciais.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
O canal conta com draga em operação de forma permanente, mas o trabalho é manutenção parcial no local. A busca é por equipamento de maior porte, para atuação direta no ponto de maior assoreamento, onde a draga em utilização não atua. Há estudos em andamento para ampliação dos molhes e dragagem de maior porte, com estimativa de custo de R$ 30 milhões.
No entanto, como as obras são complexas e vão levar mais tempo de preparação, incluindo licenciamento, a busca da prefeitura da cidade litorânea é pela vinda de draga maior, para operação diretamente no acesso ao mar, de forma emergencial. No mês passado, o município decretou situação de emergência devido ao assoreamento da boca da barra. O decreto permite ações emergenciais. Até agora, as medidas ainda estão em tratativas.
Prefeitura de Joinville prepara concurso público para 2025
Ponte de quase mil metros em obras em SC busca “reforço” de US$ 30 milhões
Continua depois da publicidade
Qual o custo do túnel duplo em obras em duplicação em SC
Quando deve ficar pronta etapa de parque em local de antigo porto de Joinville
Porto de SC tem aval para implantar terceira faixa no acesso de caminhões
Plano de SC para nova rodovia litorânea de 145 km mantém largada com recursos próprios
Edital da etapa final de duplicação em Joinville atrai interessados












